Uso do componente florestal nos sistemas de iLPF

Pessoal,

Neste post, venho ressaltar a importância do componente florestal nos sistemas de iLPF.

Além do conforto animal, proporcionado pela sombra, as árvores representam uma importante alternativa de renda.

Atualmente, fala-se muito a respeito do preço da madeira, que tem decepcionado produtores que investiram em plantios florestais pensando em vender a madeira para a produção de carvão. Além disso, a crise tem desanimado muita gente. Entretanto, é importante ressaltar que além da lenha para produção de carvão, as árvores podem nos fornecer diversas outras alternativas de utilização, tais como: mourões de cerca (que podem ser tratados a frio na própria propriedade), estruturas para construção de galpões, telhados e etc., madeira serrada para produção de réguas de curral e outros produtos de madeira serrada.

As áreas de produtores que adotam a produção pecuária em sistemas de iLPF, já começam a dar seus frutos.

No município de Coronel Xavier Chaves, por exemplo, plantios de 5 a 7 anos, já estão sendo desbastados para a obtenção de vigas e postes para construção de currais, bem como para produção de mourões de cerca.

9846963059?profile=originalColheita da madeira - árvores com 5 anos de idade e diâmetro médio entre 18 a 20 cm (Foto: Leonardo Calsavara - Emater/MG)

9846963261?profile=originalConstrução de curral - foram colhidas 76 árvores, correspondendo a um volume de 25 m3 de madeira (Foto: Leonardo Calsavara - Emater/MG)

25 m3 de madeira nos preços de hoje (entre R$ 15-20,00), dariam algo em torno de R$ 375 a 500,00. Entretanto, qual o valor que tem uma estrutura como esta?

Aí está a chave do problema. Encontrar alternativas.

9846963686?profile=originalConstrução de curral - Foto: Marcelo Dias Müller (Embrapa Gado de Leite)

Além do benefício econômico, o desbaste proporcionou maior entrada de luz no sistema, o que irá contribuir para diminuição do efeito da sombra na produtividade do pasto.

9846964066?profile=originalEfeito do desbaste - A sombra proporciona efeitos positivos tanto para o conforto animal quanto para a qualidade da pastagem. Entretanto, sombra em excesso, inevitavelmente irá causar diminuição da produção do pasto. Daí é que é importante a prática do desbaste que, além de fornecer um produto (alternativa de renda), aumenta a luz para o pasto, mantendo a sua produtividades em níveis desejados.

9846964094?profile=originalColheita de madeira em área com 8 anos de idade com diâmetro a altura do peito variando entre 20 e 25 cm. Neste caso a madeira é utilizada para venda como lenha para padarias e parte é utilizada na própria fazenda como mourão de cerca (cujo tratamento é feito na propriedade, a frio)

9846964682?profile=originalTratamento de mourões - tratamento a frio realizado dentro da área do plantio.

9846965452?profile=originalEstoque de mourões.

9846965889?profile=originalUso de mourões de cerca para proteção da APP - mourões produzidos na própria propriedade utilizados para regularização ambiental, com a proteção da APP cilliar. Pode-se, observar a regeneração da APP ciliar, favorecida pela instalação da cerca.

A utilização de mourões produzidos na propriedade favoreceu a regularização ambiental com baixíssimo custo, uma vez que estes mourões "feitos em casa" custam até três vezes menos se comparados àqueles encontrados no mercado para venda.

Resumindo, as alternativas são inúmeras. Devemos atentar para o custo de oportunidade e não somente para as alternativas de mercado. Existem possibilidades inúmeras de criarmos mercado para este produto.

Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

Para adicionar comentários, você deve ser membro de Rede de Pesquisa e Inovação em Leite.

Participe da Rede de Pesquisa e Inovação em Leite