De acordo com as normas adotadas pelo Laboratório de Qualidade do Leite (LQL) da Embrapa Gado de Leite, alguns cuidados são fundamentais ser seguidos. Tais procedimentos garantirão a qualidade das análises e a idoneidade dos resultados.


Estes cuidados se iniciam já na ordenha, que em concordância com as recomendações das Boas Práticas Agropecuárias, é importante que se faça a higienização dos tetos antes da ordenha (pré-dipping). Os frascos utilizados na coleta de amostras de leite destinadas à determinação da composicional e Contagem de Celulas Somaticas (CCS) possuem a tampa translúcida (mesma cor que o frasco) e já são enviados com uma pastilha de conservante (Bronopol®) no interior. Os frascos utilizados na coleta de amostras destinadas à análise da Contagem de Células Bacterianas (CTB) possuem a tampa vermelha, são previamente esterilizados e armazenados em sacos plásticos para protegê-los de contaminação. Esses frascos devem ser abertos somente no momento da coleta.


Após o término da ordenha individual, deve-se uniformizar o leite com o auxilio de uma concha, retirar uma porção representativa, e acondicioná-la no frasco fornecido pelo LQL, até o volume máximo indicado no bordo superior do frasco. Os equipamentos ou utensílios (conchas, copos coletores, pescadores e baldes) usados para a coleta de amostras devem ser protegidos de contaminação antes e durante o uso. Estes utensílios devem ser higienizados com detergente alcalino clorado (130 mg L-1 de cloro) ou álcool etílico 70°GL. Caso a propriedade faça duas ordenhas diárias, deve-se preencher o frasco de coleta até 2/3 do volume recomendado com a ordenha da manhã e um 1/3 restante com a amostra do leite da segunda ordenha. Entre as ordenhas é necessário manter os frascos refrigerados. Após o término das coletas, é necessária a permanência sobre refrigeração entre 2 a 6 ºC até o envio ao laboratório. Para coletas de leite em tanque de refrigeração, deve-se ligar o sistema de agitação do tanque por no mínimo cinco (5) minutos antes da coleta da amostra. Quando a capacidade do tanque for maior que 5.700 litros, o tempo de agitação deve ser aumentado para dez (10) minutos, ou de acordo com a recomendação do fabricante. Deve-se atentar para sempre coletar a amostra com o agitador desligado.

 

No momento da recepção, o laboratório somente aceitará as amostras com temperatura inferior a 7°C (tomando-se o cuidado para não congelar) e com no máximo 96 (noventa e seis) horas após a coleta, quando da chegada. Portanto, enviar as amostras devidamente identificadas, imediatamente após a coleta. Para que as amostras cheguem ao laboratório em condições ideais, é imprescindível acondicioná-las em caixas térmicas em posição horizontal, com gelo reciclável e os espaços vazios deverão ser preenchidos para evitar movimentação e abertura das tampas durante o transporte. Para que o gelo atinja temperatura ideal de congelamento, é importante a permanência em freezer por um período igual ou superior a 72 horas.

Os frascos não utilizados na coleta de amostras do leite devem ser devolvidos mensalmente, pois a não devolução, implicará em cobrança pelo LQL.

 

Para maiores esclarecimento consulte a NORMAS PARA COLETA E ENVIO DE AMOSTRAS DE LEITE DO REBANHO PARA DETERMINAÇÃO DOS TEORES DE GORDURA, PROTEÍNA, LACTOSE, SÓLIDOS TOTAIS, CONTAGEM DE CÉLULAS SOMÁTICAS E CONTAGEM TOTAL DE BACTÉRIAS no link abaixo.

http://www.cnpgl.embrapa.br/nova/produtoserv/servicos/ManualColeta.pdf

 

Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

Para adicionar comentários, você deve ser membro de Rede de Pesquisa e Inovação em Leite.

Participe da Rede de Pesquisa e Inovação em Leite