Os preços do leite pagos aos produtores apresentaram recuperação em fevereiro de 2017 após 5 meses em queda, fechando a R$1,32 por litro na média nacional. Esse aumento foi registrado em todos os Estados analisados. Já em relação ao mesmo mês de 2016, os preços pagos em fevereiro ficaram 20,5% superiores na média.

Outro aspecto positivo para os produtores foi a melhora na relação de troca, pelo segundo mês consecutivo, com redução na quantidade de leite necessária para aquisição de milho e soja, bem como no índice de custo de produção do leite (ICPLeite Embrapa).

Esses dados estão apresentados no boletim mensal de INDICADORES LEITE E DERIVADOS da Plataforma de Inteligência Intelactus. Na edição de março de 2017 veja também os seguintes destaques:

A produção de leite sob inspeção no Brasil registrou em 2016 a segunda queda consecutiva, fechando o ano com 23,14 bilhões de litros, valor 3,7% menor que o registrado em 2015, conforme os dados oficiais do IBGE divulgados no dia 15 de março.

A balança comercial de leite e derivados acumulou novo déficit em fevereiro de 2017, de R$39 milhões de dólares, resultando no expressivo crescimento desse indicador, da ordem de 1.482% frente a fevereiro de 2016. O resultado foi fruto do aumento das importações (+145,4%), principalmente de leite em pó e queijos, associado a redução das exportações (-24,9%).

A publicação está disponível no site http://www.cileite.com.br/content/indicadores-leite-e-derivados-1

No site também estão disponíveis diversas informações atualizadas sobre a cadeia produtiva do leite, além de publicações como o Índice de Custo de Produção de leite da Embrapa (ICPLeite) e a Nota de Conjuntura de Mercado do Leite, de periodicidade mensal, além dos boletins com indicadores agrícolas e macroeconômicos, com atualização bimestral. 

Caso tenha interesse em receber e-mails informativos com as publicações recentes (newsletter) é só se cadastrar: http://www.cileite.com.br/user/register

Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

Para adicionar comentários, você deve ser membro de Rede de Pesquisa e Inovação em Leite.

Participe da Rede de Pesquisa e Inovação em Leite