Basicamente as dietas em confinamentos incluem alimentos volumosos, concentrados e suplementos. Tendo como exemplos de alimentos volumosos, os capins verdes, silagens, fenos, palhadas etc, todos estes possuem teor de fibra bruta superior a 18% na matéria seca. Os concentrados, possuindo menos de 18% de fibra bruta na matéria seca, classificam-se em proteicos ( quando teor é maior de 20% de proteína na matéria seca), como é o caso das torta de algodão  de soja etc, já os energéticos ( com menos de 20% de proteína na matéria seca), como exemplo temos o milho, triguilho, farelo de arroz etc. Tendo em vista que devemos lembrar sempre, que na matéria seca é que estão contidos os nutrientes ( proteínas, carboidratos, minerais etc), e que a capacidade de consumo dos alimentos pelo animal está relacionada também, à matéria seca, todo calculo relativo à alimentação deve ser feito com base na matéria seca.

O balanceamento das rações determinará a relação volumoso : concentrado necessária para cada tipo de animal e taxa de ganho de peso.

Minerais e vitaminas são acrescentadas às rações, em proporções suficiente para atender às exigências orgânicas dos animais. As rações podem ainda incluir aditivos tamponantes, ionóforos, palatabilizantes etc.

Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

Para adicionar comentários, você deve ser membro de Rede de Pesquisa e Inovação em Leite.

Participe da Rede de Pesquisa e Inovação em Leite