16/01/2014

A-

A+

                    SUJEIRA NO LEITE SABE

 

Produtores de leite de Ipiaú, Itagi e região, foram apanhados de surpresa com a saída da Leite Sabe, que vinha comprando o leite da região, numa parceria feita na base da confiança, portanto sem contrato formalizado.

Essa decisão unilateral esta provocando prejuízos incalculáveis aos produtores e a economia da região, pois houve um grande volume de investimentos na compra de vacas leiteiras e de equipamentos, nas instalações, na formação de pastagens para pecuária de leite e que agora esses produtores ficam sem opção para a venda desse volume de leite, superior a 20.000litros/dia, pois tudo isso fora realizado em função da expectativa gerada pelo LEITE SABE, que não SOUBE administrar com responsabilidade o compromisso assumido com os produtores e com a região.

A LEITE SABE, pertence ao grupo do Senador Albano Franco, de Sergipe, instalada em 2012 no município de Muribeca, cerca de 70km de Aracaju, com investimento superior a 90milhões de reais, financiados pelo BNDES e BNB, distante das principais bacias leiteiras, motivo que determinou vir buscar sua matéria prima na Bahia, chegando até a região.

As justificativas apresentadas pela empresa para a saída, são medíocres e pouco convincentes, arguindo falhas na logística, acidentes com os caminhões e mais alguns argumentos inaceitáveis.

Há uma mobilização dos produtores, no sentido sensibilizar a empresa para o caos que esta provocando, com a falta de compromisso e responsabilidade social, sendo necessária a permanência dela até que uma solução seja encontrada ou então ela ressarcir os produtores pelos prejuízos causados.

O grupo de produtores da região, estão buscando articulações junto aos diversos órgãos de classe, como Sindicatos, Federação da Agricultura, CNA e toda a imprensa da Bahia, no sentido de fortalecer o movimento, tornando público a gravidade do fato.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

,

Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

Para adicionar comentários, você deve ser membro de Rede de Pesquisa e Inovação em Leite.

Participe da Rede de Pesquisa e Inovação em Leite