Fundamentos da mastite bovina e seus impactos na produção

Uma das principais doenças que acomete os bovinos leiteiros é a mastite, que é a inflamação da glândula mamária.

Os impactos econômicos surgem através da queda na produção leiteira, perda na qualidade do leite, maior custo de produção e o descarte prematuro de vacas por perda de um ou mais quartos mamários, que se tornam fibrosos e improdutivos. Sua magnitude varia conforme a intensidade do quadro e o agente causador.

A interação entre os microorganismos, as vacas e o ambiente, somada à ação do homem e possíveis erros de manejo, criam condições favoráveis à contaminação da glândula mamária e o desenvolvimento das mastites.

Homem,vaca,manejo,mastite,ambiente,microorganismos.

Prejuízos associados às mastites

A queda da produção é o principal prejuízo imediato das mastites, podendo acarretar a perda de tecido mamário (fibrose) e até a morte da vaca acometida.

As principais perdas decorrentes das mastites (entre 70 e 80% das perdas totais) são causadas pelas mastites subclínicas, que embora não tenha sintomas visíveis (inflamação) diminuíram a síntese do leite. Já os casos clínicos provocam os restantes 20 a 30% das perdas (Philpot e Nickerson, 1991). Estes autores descreveram que um rebanho que apresenta uma Contagem Células de Somáticas (CCS) entre 200 e 500mil células podem perder 8% do seu potencial de produção leiteiro, ou seja, para cada 1000 litros deixa de produzir 80 litros em decorrência das mastites. Acima destes valores podem haver perdas que chegam até 25%. Coloque valores nessas perdas, conforme a produção e veja a dimensão do prejuízo diário do estabelecimento.

A decisão do momento de tratar é uma questão importante. Busque orientação técnica de um veterinário e estabeleça programas de higiene e prevenção que venham a oferecer as condições necessárias para a boa produtividade de seu rebanho.

Infelizmente muitos produtores não possuem ainda, com exceções é claro, o hábito de tratar as vacas no momento da secagem, o que é um método preventivo importante, pois atua antes que o quadro seja mais severo. A vaca no período seco irá recuperar sua glândula mamária para a próxima lactação e eliminar os casos de mastite subclínica presentes no rebanho.

Dessa forma, um dos principais momentos para tratar vacas leiteiras, especialmente visando eliminar a mastite subclínica é durante o período seco. Nesta fase é possível alcançar a cura de 70 a 80% dos casos de mastite, muito acima dos resultados alcançados em tratamentos de vacas em lactação.

Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

Para adicionar comentários, você deve ser membro de Rede de Pesquisa e Inovação em Leite.

Participe da Rede de Pesquisa e Inovação em Leite

Comentários

  • Olá Marco Antônio! Quanto aos produtos para desinfecção de tetos, a literatura indica boa eficácia para vários produtos: iodo, clorexidina, ácido lático e também o cloro (salvo algumas situações onde o cloro pode ter seu efeito germicida diminuído). Quanto a solução "caseira" de iodo diluído em água, ela tem pouca aderência ao teto porque não possui glicerina em sua fórmula. A glicerina é fundamental para a hidratação da pele do teto, que é a primeira barreira física contra a contaminação por bactérias. Os produtos comerciais possuem glicerina ou outros tipo de emoliente em suas fórmulas. Espero ter ajudado! Abraço!

  • Com respeito aos cuidados que devem ser adotados, tenho duas quastões a levantar: Qual efetivamente é o melhor produto para usar em pré e pós dipping ( já vi de tudo, desinfetantes a base de Iodophor, Solução de Iodo a  5%, 7%, 10%, glicerinada ou não, e por observação de uso, na prática, uma solução básica de Iodo a 7%, diluida em água 3:1, conforme indicação do fabricante, tem muito pouca aderência ao teto,escorre muito rápido! estou certo ou errado?

This reply was deleted.