Após dois anos consecutivos de queda na produção de leite inspecionado, neste ano a conjuntura está mais favorável aos produtores. Pelo lado dos custos, a boa safra de grãos abriu espaço para recuo nos gastos com alimentação do rebanho, maior item de dispêndio da atividade leiteira. Já no preço do leite pago ao produtor, o valor real recebido em março está 12% superior ao observado em março de 2016.

A demanda também começa a apresentar sinais positivos, mesmos que ainda modestos. Com relação à balança comercial, o aumento considerável nas cotações internacionais, tem aproximado o valor do produto importado do preço praticado no mercado brasileiro, reduzindo a competitividade das importações.

Por fim, a Associação Leite Brasil divulgou o ranking dos maiores laticínios de 2016 que mostra que a captação das maiores empresas caiu menos que a produção nacional de leite inspecionado, aumentando um pouco mais a concentração no setor industrial.

Confira essa análise completa com mais detalhes na NOTA DE CONJUNTURA da Plataforma de Inteligência Intelactus em sua edição de Abril de 2017. A publicação está disponível no site http://www.cileite.com.br/content/nota-conjuntura

No site também estão disponíveis diversas informações atualizadas sobre a cadeia produtiva do leite como o Boletim "Indicadores: Leite e Derivados", além de publicações como o Índice de Custo de Produção de leite da Embrapa (ICPLeite), de periodicidade mensal, além dos boletins com indicadores agrícolas e macroeconômicos, com atualização bimestral. Caso tenha interesse em receber e-mails informativos com as publicações recentes (newsletter) é só cadastrar no site: http://www.cileite.com.br/user/register

Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

Para adicionar comentários, você deve ser membro de Rede de Pesquisa e Inovação em Leite.

Participe da Rede de Pesquisa e Inovação em Leite