Tristeza_Parasitaria_Bovina

Boa noite.

Qual a melhor planejamento para evitar que  os bezerros venham adquirir esta doença, e assim diminuir perdadas, pois muitas das vezes os animais morrem por falta d econhecimento ou até mesmo por administrar a medicação incorreta, devido a falta de conhecimento da doença ou por estar em estado avançado.

pois hoje  conversando com um colega, a dois dias ele perdeu uma bezerra de 2 meses de vida, estava sadia, porém  ficou com os olhso brancos, e não resistiu, me disse que era babesiose e anaplasmose.

e ontem um bezerro dele que apresentou sinal de cansaço, mal se levanta, e hoje ele recusou comida.

e pergunto será que é doença do carrapato o uma outr avirose. o que pode ser feito?

Para adicionar comentários, você deve ser membro de Rede de Pesquisa e Inovação em Leite.

Participe da Rede de Pesquisa e Inovação em Leite

Enviar-me um email quando as pessoas responderem –

Respostas

  • Obrigado Eduardo pela dica.

  • Renato,

    A babesiose e a anaplasmose, popularmente, conhecidas como Tristeza Parasitária Bovina (TPB) são hemoparasitoses causadas pelo carrapato e pelas moscas hematófagas. O melhor tratamento preventivo é o controle dos vetores (carrapatos e moscas). Embora isto não garanta o não aparecimento da doença,  certamente tornará sua incidência muito menor, acarretando menores riscos. Para as crias menores, é recomendado o tratamento preventivo que consiste na aplicação de imidocarb na dosagem de 1-2mg/kg de peso vivo ao nascimento e 30 dias após. Evidentemente, presume-se que não haja infestação de carrapatos e moscas no ambiente. Além disto, deve-se proceder ao exame local  das crias (2 a 3 vezes por semana) para detecção da doença em seu estágio ainda inicial. Este exame consiste na observação das mucosas (vulva, olhos e boca) para verificação de sua sanidade: devem apresentar coloração rosada-avermelhada característica das mucosas. Mucosas esbranquiçadas ou descoloradas indicam a existência da doença e estes animais devem ser tratados imediatamente.

    Espero que seja útil e boa sorte. O controle de carrapatos é sempre um grande desafio.

    Eduardo

     

This reply was deleted.