Um dos maiores e mais modernos parques industriais de laticínios do Brasil foi inaugurado no sábado (2) pela Cooperativa Central Oeste Catarinense – Aurora em Pinhalzinho (SC). A unidade, com capacidade instalada para processar 2,2 milhões de litros de leite por dia, foi construída com recursos do Pronaf Agroindústria, linha de crédito do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf). Dos R$ 180 milhões destinados ao empreendimento, R$ 96 milhões foram financiados por esta linha de crédito, liberados pelo BNDES.

Na unidade de 50 mil metros quadrados será processado leite entregue por nove cooperativas, todas formadas por no mínimo 75% de agricultores familiares. Além de leite UHT, serão produzidos leite em pó, queijo e soro em pó. A plataforma de automação adotada permite total rastreabilidade da produção de leite, garantindo o cumprimento de critérios de segurança alimentar e habilitando os produtos para os mercados, inclusive internacionais.

“A agricultura familiar organizada consegue produzir com qualidade, comercializar, oferecer produtos para a população e ter preços remuneradores, renda. A melhor forma pra fazer isso é o cooperativismo”, afirmou, durante a inauguração, o secretário da Agricultura Familiar do Ministério do Desenvolvimento Agrário, Laudemir Müller. “Fortalecer a agricultura familiar e o cooperativismo gera mais empregos e permite o crescimento com estabilidade do nosso país”, destacou o secretário.

“Isso mostra a força que surge com a união dos agricultores, a força da produção e da organização das cooperativas”, afirmoua o agricultor Pedro Canizio Sander, 55 anos, da Cooperauriverde, uma das cooperativas que fornece leite para a Aurora. Para ele, a nova unidade representa um estímulo para o trabalho dos produtores da região e mais garantia de renda para o futuro. “Nosso objetivo maior foi alcançado: valorizar os produtos dos agricultores familiares organizados em cooperativas”, completou o presidente da Organização das Cooperativas do Estado de Santa Catarina (Osesc), Marcos Zordan, lembrando que o projeto de construção da unidade surgiu há mais de 30 anos.

A inauguração da unidade de Pinhalzinho ocorreu no Dia Mundial do Cooperativismo. A Cooperativa Central Oeste Catarinense – Aurora, criada em 1969, é formada por 17 cooperativas singulares e tem 77 mil produtores. A Aurora iniciou a implantação do parque industrial no primeiro trimestre de 2007. A área total construída soma 50.000 m², sendo 35.000 m² de instalações industriais.

A planta gera 420 empregos diretos e cerca de mil indiretos. As máquinas e os equipamentos para processamento de leite representaram 50% dos investimentos, incluindo os sistemas de recepção, pasteurização, processamento e envase.

 

Fonte: Fonte: sonoticias.com.br

Para adicionar comentários, você deve ser membro de Rede de Pesquisa e Inovação em Leite.

Participe da Rede de Pesquisa e Inovação em Leite

Enviar-me um email quando as pessoas responderem –