Práticas de Manejo

Bom dia,

Após a ordenha da tarde, as vacas tomam destino as pastagens - ou piquetes, para pernoitarem e se alimentarem até a ordenha matinal do próximo dia.

Ao terminar a ordenha da próxima manhã, a dúvida é se as vacas tem necessidade de retornar ao pasto para se alimentarem novamente até a ordenha da tarde (neste caso acredito que as mesmas iriam gastar energia para se locomoverem para dar poucas bocanhadas no capim devido ao calor, e escolherem uma boa sombra até a próxima ordenha - a tarde.)

OU, se após a ordenha da manhã, as mesmas devem ficar presas em um local próximo ao curral com sobra e água fresca - até a ordenha da tarde? Por exemplo debaixo de árvores - local fresco.


Um abraço a todos.

Para adicionar comentários, você deve ser membro de Rede de Pesquisa e Inovação em Leite.

Participe da Rede de Pesquisa e Inovação em Leite

Enviar-me um email quando as pessoas responderem –

Respostas

  • Prezado, Peterson, bom dia.

    Neste caso devemos estar atentos quanto ao hábito de alimentação das vacas, as pesquisas demonstraram que as vacas dividem sua rotina em três atividades, sendo mais ou menos de iguais períodos durante o dia, ou seja, distribuem seu dia em aproximadamente 8 horas de alimentação, 8 horas de ruminação e 8 horas de ócio. Essas atividades ocorrem de uma forma mais ou menos uniforme, havendo picos de cada uma delas ao longo do dia. No caso da alimentação (pastejo) existem picos que ocorrem nas primeiras horas do dia (horário que compreende das 6:00hs até aproximadamente 10:00hs) e no final do período da tarde (17:00 às 19:00 hs). A ruminação se dá prioritariamente durante a madrugada e o período de ócio nas horas mais quentes do dia. Esses processos não são estanques ou excludentes, de forma que há atividades em outros horários, porém com menor intensidade. Como exemplo, em sistema confinado, com alimentação à vontade, você dificilmente observará vacas se alimentando à noite, demonstrando claramente como esses animais se comportam, preferencialmente.

    Dessa forma, como a ordenha da manhã geralmente ocorre bem cedo, veja que as vacas podem aproveitar muito bem um pastejo até às 10:00 - 11:00hs do dia. Portanto  indico fortemente essa prática. Proponho que, conforme temos realizado, o senhor oportunize uma área de descanso que não fique distante dos piquetes (máximo 500m do piquete mais distante), na qual seja fornecido água, sal e sombra aos animais e que o piquete que esteja em uso fique com sua porteira aberta para que os animais possa ir e vir dá área de descanso e piquete quando quiserem ou sentirem necessidade. Ou seja, sempre permita que as vacas pastejem no período matutino (algumas vão até pastejar um pouco nas horas quentes, é raro mais ocorre).

    Porém, temos como sugestão ainda que a entrada no piquete novo seja realizado após a ordenha da tarde, uma vez que neste momento, poderá haver maior consumo de MS pela ausência de orvalho.

    Acho que é isso, abraço.

  • Caríssimo amigo e vizinho Peterson,

    Foi com muito prazer que encontrei sua proposição aqui no REPILeite, e vou me atrever a meter o bedelho nesta sua abordagem.

    Tenho estado atento também a esta questão, ao observar o comportamento das vacas no pós-ordenha matinal. Como você sabe, temos poucas vacas e tenho destinado os piquetes mais próximos do curral para as que estão em lactação; as que vão à ordenha da tarde, voltam aos piquetes pela manhã e costumam pastejar um pouco mais até às 14:30h/15:00h, quando retornam à ordenha.

    De fato, vejo-as muitas vezes buscando as sombras especialmente nestes dias mais quentes. Bebem água e voltam à sombra, se deitam e ficam a ruminar.

    Minha dúvida tem a ver com a sua e penso que terei que fazer o plantio de mudas de Gliricídias para formação de sombreamento natural no entorno dos piquetes e entre as suas divisões. A Gliricídia é uma leguminosa que tem crescimento relativamente rápido e poderá resolver o "problema" a médio prazo. 

    Se você achar ser viável também fazer sombreamento nos piquetes próximos do seu curral para esse propósito, sugiro a leitura do folder em pdf que está disponível no endereço http://www.cpatc.embrapa.br/publicacoes_2012/folder_plantio_glirici....

    Grande abraço e até breve.

    Paulo C. F. Natividade

  • Sim,de acordo com um curso que fiz em Coronel Pacheco na Embrapa,eles relatavam que de nada adianta a vaca ficar no sol a pique.Elas preferem mais a sombra do que a água,que já tem um pouco no pasto!
This reply was deleted.