Olá, Vou instalar ordenha canalizada, o meu sistema é bezerro ao pé. Gostaria de saber qual é o correto manejo de pré e pós dipping? Se deixa o bezerro mamar antes da ordenha e depois faz o pós? Ou faz o pré e deixa o bezerro mamar depois da ordenha? Obrigado.

Para adicionar comentários, você deve ser membro de Rede de Pesquisa e Inovação em Leite.

Participe da Rede de Pesquisa e Inovação em Leite

Enviar-me um email quando as pessoas responderem –

Respostas

  • Nossa, todas as propostas aqui são interessantes.

  • Boa noite, faço uso de água morna com hipoclorito (água sanitária) uso um recipiente que mante a temperatura da água e algumas gotas de hipoclorito e pequenos pedaços de pano, primeiro faço uso dele molhado depois aperto o mesmo para tirar excesso de água para secar os tetos e quando ficam sujos lavo antes de colocar novamente com os outros no recipiente, como libero os bezerro com a vaca depois da ordenha não faço uso do pós-dipping. Neste sistema tenho controlado a mastite. 

  • Eduardo, boa tarde!

    Em minha propriedade, balde ao pé ordenhamos 2 vacas por vez, mas no canzil colocamos 4 ou 5 portanto, dá para coordenar o tempo de esgotar com cria ao pé, então não é preciso desamarrar a vaca. As crias esgotam o leite, são retiradas para o bezerreiro aí fazemos o pós dipping, desamarramos as vacas e as soltamos, muito simples.

    Abraços,

    Paulo Gomes

  • Olá, pessoal!

    Quero agradecer a todos pelas respostas e dicas.

    Tenho uma pergunta. Estou tendo dificuldade com o manejo de pós dipping. No meu exemplo, amarramos a vaca e o bezerro vem e mama para descer o leite. Depois tiramos o leite, logo após deixamos o bezerro esgotar, nesse tempo desamarramos as vacas. Aí depois temos que amarrar as vacas de novo para fazer o pós dipping, gastando muito tempo para liberar os lotes. O meu sistema não é fosso.

    Gostaria de saber uma opinião de vcs, o que poderia fazer para agilizar na ordenha?

    Obrigado.
  • Paulo Gomes,

    Muito interessante sua resposta sobre o pré e pós dipping. Trabalho com a qualidade do leite no nordeste Paraense do PARÁ. E um dos questionamento era justamente sobre isso, como proceder o pós dipping com bezerro ao pé. 

  • Concordo com o procedimento Paulo, especialmente com vacas com dificuldade de descer o leite sem a presença do bezerro. Assim se economiza o pré dipping. Caso ainda deseje fazê-lo, faça-o após a mamada do bezerro e antes de enxugar com o papel toalha para em seguida tirar o leite. O pós dipping é extremamente importantes, especialmente porque algumas vacas deitam antes do esfíncter do canal da teta se fechar após a ordenha e, aí se dá a contaminação.

    Paulo Gomes disse:

    Eduardo bom dia!

    Vou lhe informar o que faço e tem funcionado bem, sem registros de mastites.

    Faço lavagem das tetas, deixo a cria mamar para incentivar a vaca descer o leite, enxugo as tetas com papel toalha, tiro o leite, deixo a cria mamar novamente para esgotar o leite e faço o pós dipping.

    Abraços,

    Paulo Gomes

  • Eduardo bom dia!

    Vou lhe informar o que faço e tem funcionado bem, sem registros de mastites.

    Faço lavagem das tetas, deixo a cria mamar para incentivar a vaca descer o leite, enxugo as tetas com papel toalha, tiro o leite, deixo a cria mamar novamente para esgotar o leite e faço o pós dipping.

    Abraços,

    Paulo Gomes

This reply was deleted.