CONTROLES ZOOTÉCNICOS INICIAIS

Firmei um contrato com a Prefeitura de Nova nazaré MT para fazer diagnóstico da Pecuária leiteira. Entre tantas outras necessidades, constatei que pouquíssimos pequenos produtores fazem alguma anotação zootecnica. Peço aos senhores(as) que se tiverem alguma indicação penso em tipo uma caderneta, talvez alguma que seja patrocinada por alguma empresa... Gostaria de algo mais simples, para dados básicos, e ir evoluindo com o tempo. Modelos em PDF de Minas ?

Agradeço as possíveis colaborações.

 

Para adicionar comentários, você deve ser membro de Rede de Pesquisa e Inovação em Leite.

Participe da Rede de Pesquisa e Inovação em Leite

Enviar-me um email quando as pessoas responderem –

Respostas

  • Miguel,
    Hoje que tive acesso a tua informação, vou buscar contato e agradeço antecipadamente a colaboração.

  • Sr. Marco Malburg, me parece que o GESTOR LEITE, da CRV LAGOA, pede ser interessante; assim como o controle do programa BALDE CHEIO, da EMPRAPA SUDESTE (SÃO CARLOS-SP)

  • Legal, agradeço a colaboração.

     

  • Sim, nas fichas vãos os dados referentes a produção e no diário é feito um relato do dia a dia. Muitas vezes esse relato pode conter informações precisas para o técnico, que podem explicar prováveis quedas ou altas na produção. Um exemplo hipotético: "Hoje as 10:00 hs recebi a visita de estudantes para a observação do manejo dos animais e alguns fizeram muito barulho durante a visita." Se caso os dados das fichas relativos a produção de leite vierem abaixo da média diária, esse diário pode lhe esclarecer os motivos da baixa ou da alta produção. No caso em questão teria sido o barulho dos estudantes durante a visita.

  • Muito bom, o que anotas no caderno de diferente das fichas ?

     

    Solicitei via email dados da EMPAER MG sobre o programa MINAS LEITE , infelizmente ainda sem resposta.

  • Outro caderno importante seria um diário onde o senhor poderia descrever todas as atividades realizadas durante o dia em sua propriedade. Adotei esses dois cadernos (dados Zootécnicos e o diário) em minha chácara e tem contribuído bastante.

  • Muito bem, era exatamente atrás disso que andava.  Um innicio para quem não faz, nem nunca fez os controles básicos necessários.

    O meu objetivo é o mesmo.

    Vou buscar no google alguma coisa sobre este programa.

    Agradeço a tua colaboração, a disposição,

    Marco Malburg

  • Marco Antonio, bom dia.

    Tenho acompanhado as ações do programa Minas Leite, que é um programa de assistência técnica a agricultura familiar produtora de leite, coordenado pela Emater-MG. Um dos primeiros objetivos desse programa é a adoção da escrituração zootécnica e do controle financeiro da propriedade. E isso é um grande desafio, que muitas vezes só é alcançado com o envolvimento da esposa ou dos filhos do produtor. A ideia é utilizar um caderno e dividi-lo em diferentes tópicos. Em cada tópico, monta-se uma tabela com os dados necessários. Assim, pode-se fazer o controle leiteiro, onde são registradas a data do controle, a produção de leite do animal em cada ordenha do dia, a quantidade de concentrado fornecida para cada vaca e outras observações. No tópico manejo das pastagens, são anotados todos os dados relativos a divisões de pasto, rotações de piquetes e adubações realizadas. No manejo reprodutivo são feitos os controles de parto com identificação da cria e o controle das cobrições, já prevendo as datas prováveis de parto e secagem. Outro tópico abordado é a movimentação do rebanho, onde todas as compras e vendas de animais são registradas. E finalmente, realiza-se o controle financeiro, onde se anotam todas as receitas e despesas da fazenda. Essa parte pode ser montada como uma tabela de fluxo de caixa, com uma coluna para descrição dos itens, uma coluna com o valor da despesa e outra com o valor da receita. Assim, ao final de cada mês, o produtor consegue calcular quanto gastou e quanto recebeu pela venda de leite e animais.

    Como é muito pequeno o número de produtores que adotam registros escritos, essa mudança de cultura é muito difícil de ser implantada, o que torna o caderno uma boa alternativa, por concentrar todos os registros. O caderno deve ser de brochura, pra evitar que folhas sejam arrancadas! Assim, dá para acompanhar, mês a mês a evolução das anotações e participar, junto com o produtor, do cálculo do custo de produção de leite, acrescentando outros dados que ele não precisa registrar, como remuneração do produtor, remuneração da terra, depreciação de instalações e máquinas. No programa Minas Leite, a recomendação de ajustes no sistema de produção de leite só ocorre depois de implantados os registros escritos e do cálculo do custo de produção. Assim, depois que se sabe quais são os pontos críticos do processo, fica mais fácil mensura o impacto das mudanças e mostrar para o produtor como isso vai melhorar a sua renda

    Espero ter ajudado. Abraço

This reply was deleted.