Análises recentes sobre a conjuntura do mercado do leite no Brasil vêm mostrando um cenário atual favorável aos produtores, depois de dois anos muito difíceis para a atividade, que resultaram em quedas consecutivas na produção. A melhora nos preços pagos ao produtor e a redução nos custos de produção nesses primeiros meses de 2017, somadas às expectativas positivas aos produtores para os próximos meses, sinalizam para recuperação da produção de leite nesse ano (ver Nota de Conjuntura de Abril / 2017 da Plataforma de Inteligência Intelactus em http://www.cileite.com.br/content/nota-conjuntura).

Nesse contexto, produtores e técnicos, que atuam diretamente na atividade nas diversas regiões do Brasil, concordam com essas expectativas? 

Para adicionar comentários, você deve ser membro de Rede de Pesquisa e Inovação em Leite.

Participe da Rede de Pesquisa e Inovação em Leite

Enviar-me um email quando as pessoas responderem –

Respostas

  • Pesquisa Trimestral do Leite do IBGE, divulgada essa semana, mostra que esse cenário mais favorável ao produtor começa a refletir na recuperação da produção nacional de leite. No 1º trimestre de 2017, a produção cresceu 0,1% sobre o mesmo trimestre do ano anterior, revertendo uma tendência de queda registrada em 8 trimestres seguidos (desde o 1º trimestre de 2015).

    Em maio, a relação de troca para o produtor melhorou mais um pouco, com a valorização do preço do leite e redução no preço dos insumos básicos (milho e farelo de soja). Assim, os números mostram que esse cenário favorável aos produtores ainda perdura. Mais detalhes sobre esses indicadores podem ser obtidos na publicação do Centro de Inteligência do Leite disponível no link:  http://www.cileite.com.br/content/indicadores-leite-e-derivados-1

  • Caro Glauco, nesse primeiro quadrimestre de 2017, o que tem segurado o custo de produção é justamente o item "concentrado", que tem como base os preços do milho e do farelo de soja. Publicação recente da Embrapa (http://www.cileite.com.br/content/%C3%ADndice-de-custo-de-produ%C3%...) mostrou que o custo de produção já reduziu mais de 6% esse ano, sendo essa queda mais expressiva no último mês de abril. Somado a isso, o preço do leite ao produtor subiu mais de 2% também em abril, na média nacional (CEPEA), fortalecendo essa expectativa favorável ao produtor de leite.

  • Caro Denis, me parece que a maior contribuição para os próximos meses virá pelos custos de produção. A tendência é que os preços de milho continuem desacelerando nos próximos 60-90 dias com a entrada da safrinha. 

This reply was deleted.