9846982852?profile=original

O Congresso Brasileiro de Agroinformática (SBIAgro 2019) é o principal evento científico da área de informática aplicada à agricultura no Brasil promovendo o compartilhamento de resultados de pesquisas, troca de ideias sobre trabalhos em andamento e a inovação que vem ocorrendo no setor e terá como tema principal “IoT na Agricultura”, visão atual e futura.


O congresso é promovido pela Associação Brasileira de Agroinformática (SBIAgro), e este ano, em sua XII edição será realizado entre os dias 11 e 14 de novembro de 2019, na Faculdade de Tecnologia de São Paulo – Fatec, campus de Indaiatuba, SP, localizada numa região conhecida como o Vale do Silício Brasileiro, pela forte presença de empresas de alta tecnologia, faculdades e universidades de renome internacional.


O Congresso será organizado pela Fatec, Embrapa Informática Agropecuária e Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). A expectativa dos organizadores é que o evento atraia em média 250 participantes.


O evento é composto por painéis, palestras, apresentação de trabalhos científicos e resumos (apresentados sob a forma de pôsteres), concurso de teses e dissertações além de um concurso de Iniciação Científica. Nesta edição retoma-se a submissão de resumos, a fim de propiciar apresentações de soluções de ferramentas, processos tecnológicos ou resultados parciais de PD&I.


Para estimular a inovação e o negócio na área de Agroinformática, o SBIAgro conta com a segunda edição do Conect@, mantendo o objetivo de promover o relacionamento entre instituições e empresas, designadas como usuários (consumidores), investidores e desenvolvedores de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), ampliando o networking qualificado e o conhecimento de potenciais parceiros de pesquisa e desenvolvimento, entre outros.


Os organizadores acreditam que a integração de diferentes perfis, resultantes da interdisciplinaridade inerente à Agroinformática, irá promover um ambiente propício para o surgimento de projetos, parcerias, negócios, inovação, entre outros.

Chamada de Artigos e Tópicos de Interesse

Os tópicos de interesse incluem, mas não estão limitados, os seguintes:
    •Internet das coisas
    •Automação e Instrumentação
    •Agricultura de Precisão
    •Geotecnologia
    •Modelagem e simulação
    •Redes de sensores
    •Redes sociais no agronegócio
    •Sistemas de informação e Banco de dados
    •Sistemas inteligentes (mineração de dados, redes neurais, sistemas de suporte à decisão etc.)
    •Aplicações de Big Data
    •Tecnologias web no agronegócio
    •omunicação de dados com visualização de informações
    •Dados em Escala
    •Aprendizado de máquina
    •Integração e interoperabilidade de dados
    •TI aplicada à gestão do agronegócio
    •TI aplicada à logística de produtos agrícolas

Os trabalhos deverão ser submetidos conforme os padrões definidos pela Comissão Científica. Eles serão publicados no site do Congresso.

Serão aceitos três tipos de trabalhos: artigos, artigos para o concurso de Iniciação Científica (Concurso de IC) e resumos.

Os artigos serão apresentados em Sessão Oral e os resumos em Sessão de Pôsteres. Os finalistas do Concurso de IC farão uma apresentação em Sessão Oral e serão submetidos à arguição por uma banca de avaliadores. Todos os apresentadores deverão se inscrever no evento e cada um poderá apresentar, no máximo, dois trabalhos.

Os resumos devem ter no máximo 2 páginas; já os artigos, de 6 a 10 páginas. Serão aceitos trabalhos em português ou inglês. Todos os trabalhos deverão ter os dados dos autores e suas afiliações removidos na fase de submissão para garantir o anonimato no processo de revisão, que será às cegas.

A análise dos trabalhos será realizada por um Comitê Técnico-Científico formado por profissionais das diversas áreas de interesse, que levará em conta a originalidade, a pertinência do tema, o rigor científico, a clareza e a qualidade da apresentação. Os artigos do Concurso de IC também serão avaliados pelos critérios de relevância para o concurso, qualidade da pesquisa, qualidade da redação, clareza/compreensão, adequação metodológica, discussão dos resultados, originalidade e adequação ao formato. O Comitê Técnico-Científico do SBIAgro 2019 selecionará os melhores trabalhos, que receberão certificados e premiações.

A submissão de trabalhos poderá ser realizada por meio de sistema informatizado, disponível no site do Congresso, a partir de 1º de junho de 2019.

Para esclarecer dúvidas ou obter outras informações, envie um e-mail para: cnptia.sbiagro2019@embrapa.br

Prazos para submissão

Submissão de Artigos: 1º de junho de 2019 a 30 de junho de 2019
Submissão de Artigos para o Concurso de IC: 1º junho de 2019 a 30 de junho de 2019
Submissão de Resumos: 1º de junho de 2019 a 4 de agosto de 2019

Para mais informações: https://www.embrapa.br/sbiagro/iot-na-agricultura

Fonte: Portal Embrapa

 

Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

Para adicionar comentários, você deve ser membro de Rede de Pesquisa e Inovação em Leite.

Participe da Rede de Pesquisa e Inovação em Leite