• A primeira medida a ser tomada é evitar a entrada de animais de rebanhos desconhecidos na propriedade. Procurar rebanhos livres da doença, buscando informações antes de fazer a compra e, ao adquirir animais de fora, o ideal é mantê-los em quarentena, pois, mesmo com aparência saudável, o animal pode estar infectado.
  • Fazer o controle de moscas nos currais, estábulos e nos demais ambientes onde circulam os animais. O uso de produtos pour on, inseticidas e repelentes de moscas devem ser utilizados no controle.
  • Fazer uso de agulhas descartáveis ou esterilizadas e seringas esterilizadas durante a aplicação de medicamentos ou vacinas.
  • Animais positivos devem ser imediatamente tratados com o medicamento específico, usado tanto na prevenção quanto na cura da doença.
  • Animais de rebanhos contaminados devem ser avaliados com frequência, tanto através de exames clínicos quanto de laboratório. Pode ter ocorrido contaminação destes animais, mas o nível do protozoário no sangue é baixo não sendo, portanto, detectado pelo teste.
  • O ideal é que seja tomada uma decisão, juntamente com o médico veterinário, sobre os bovinos que devem ser descartados, como por exemplo, os que apresentam a doença em estado grave e aqueles tratados e depois de certo período voltaram a adoecer. Estes últimos podem ser portadores da doença na forma crônica e contaminar outros animais do rebanho.

 

Devido à gravidade da doença o rebanho deve ser acompanhado e monitorado por um médico veterinário, que poderá avaliar a origem da infecção e fazer um plano de controle direcionado. Um exemplo é em relação às propriedades onde os animais doentes são principalmente vacas leiteiras, levando a suspeitar, portanto, de que a origem do problema esteja relacionada ao uso de ocitocina na ordenha. Já em propriedades, onde animais de diferentes faixas etárias como bezerros, novilhas, machos reprodutores ou não, vacas, etc., estão sendo infectados, o problema pode estar relacionado à picada de moscas. Estas, entre outras observações ajudarão o profissional a identificar a origem da infecção e traçar um programa de controle direcionado para cada rebanho, separadamente.

Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

Para adicionar comentários, você deve ser membro de Rede de Pesquisa e Inovação em Leite.

Participe da Rede de Pesquisa e Inovação em Leite