9846992867?profile=originalAvaliar a infestação de moscas hematófagas na propriedade e, caso a infestação esteja alta, o exame deve ser repetido.

  • Verificar se há redução da produção de leite e da ingestão de alimentos por alguns animais após a confirmação da doença no rebanho.
  • Solicitar um médico veterinário para elaborar um protocolo de controle e tratamento da doença. Este profissional poderá definir quais medicamentos devem ser aplicados, dosagens e intervalos de aplicação dos mesmos, assim como planejar um sistema para controlar os vetores.

 Atualmente é possível a prevenção e tratamento dos animais doentes, pois existem medicamentos eficazes, como “aceturato de diminazeno” e o “cloreto de isometamidium”. No caso deste último, o médico veterinário, funcionário da indústria que comercializa o medicamento, quando solicitado vai até a propriedade, realiza o exame clínico de alguns bovinos; coleta amostras de sangue e envia ao laboratório conveniado para realização dos exames. Se a tripanossomose for confirmada, o profissional que identificou o problema desenvolverá, juntamente com o médico veterinário que assiste o rebanho, um plano de controle e tratamento específico.

 Aspectos importantes a serem considerados durante o tratamento:

  1. Lembrar sempre que o tratamento é de rebanho e não apenas dos animais com sintomas clínicos, como emagrecimento progressivo, queda da produção de leite e dos índices reprodutivos.
  2. Para que o tratamento com o medicamento importado seja eficiente, são necessárias quatro aplicações com intervalos de 90 ou 120 dias cada.
  3. Nos rebanhos doentes é necessário um monitoramento através de exames laboratoriais a cada seis meses. Esta medida, assim como o tratamento recomendado após a confirmação da doença tem um custo alto (medicamento é importado), mas são importantes para a avaliação do número de animais infectados e recuperação dos animais doentes.

 

Segue abaixo importantes considerações feitas por médicos veterinários da indústria de medicamentos, que no momento disponibiliza um produto importado, eficaz para prevenção e tratamento da tripanossomose dos bovinos no Brasil:

“A doença tem tratamento, mas é preciso cuidado com o medicamento, dose e via a ser utilizada. Dependendo da forma como a parasitose é combatida, os animais podem adquirir resistência. Neste caso, após um ou dois meses da primeira infecção, o contágio volta a ocorrer, atingindo todo o rebanho.  Dessa forma, por erro de tratamento, a doença retorna e causa os mesmos transtornos, baixa de produtividade e mortes, como se nunca tivesse ocorrido na fazenda em questão.”

Segundo os autores, muitas vezes o tratamento não funciona quando, por medidas de economia, utilizam a metade da dose. Esclarecem ainda que a eficácia do medicamento perdura por um período aproximado de 3 meses, que é o tempo necessário para controlar a infecção e, que sem adoção de medidas de controle, o problema não é resolvido em sua essência.

O maior problema relacionado à prevenção, controle e tratamento da tripanossomose dos bovinos, certamente está relacionado à falta de informação e conscientização por parte de produtores e técnicos sobre a relevância e prejuízos ocasionados pela doença. Os prejuízos são muitas vezes incalculáveis e, devido ao custo do tratamento, alguns produtores nem mesmo dão início a um programa de controle ou adoção de medidas que previnem e curam os animais doentes.

Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

Para adicionar comentários, você deve ser membro de Rede de Pesquisa e Inovação em Leite.

Participe da Rede de Pesquisa e Inovação em Leite