Sumário de Touros e Matrizes Guzerá

9846982854?profile=original

Homenagens e lançamento do sumário de touros ocorrerão durante a Expozebu

Será lançado nesta quinta-feira (2) o 20º Sumário de Touros e Matrizes Guzerá, fruto do esforço conjunto da Embrapa Gado de Leite e do Centro Brasileiro de Melhoramento Genético do Guzerá (CBMG²), bem como dos parceiros e colaboradores do Programa Nacional de Melhoramento do Guzerá para Leite (PNMGuL). A publicação (Série Documentos nº 237) disponibiliza na forma de ranking o mérito genético de cerca de 700 touros e de 400 matrizes, avaliados pelo Teste de Progênie, pelo Programa de Melhoramento Genético de Zebuínos (PMGZ) e/ou pelo Núcleo de Múltipla Ovulação e Transferência de Embriões (MOET). O PNMGuL está completando 25 anos e, durante o lançamento, serão realizadas homenagens às instituições e pessoas que contribuem para o desenvolvimento da raça. O início do evento está marcado para 19h, no Salão Nobre da ABCZ, durante a 85ª Expozebu.

Ao longo dos 25 anos do programa, somam-se 174 touros avaliados pelo teste de progênie, dos quais 90 têm seus resultados publicados e outros 84 estão em teste; 553 touros de 169 famílias avaliados pelo Núcleo MOET e 134 touros da base de dados do PMGZ. Segundo o pesquisador da Embrapa Gado de Leite, Frank Bruneli, serão apresentados pela primeira vez no sumário os resultados de 11 touros, além da aplicação de uma nova metodologia de avaliação.

A raça Guzerá é utilizada tanto em sistemas especializados na produção de leite, quanto em sistemas de duplo propósito, ou seja, que produzem leite e carne. Segundo resultados do PNMGuL, houve nestes 25 anos um aumento médio de 50 kg de leite/ano na lactação das vacas Guzerá. A raça preserva suas características de rusticidade, sendo adequada para sistemas intensivos de produção de leite e também indicada para regiões que vem sofrendo com a crise hídrica decorrente das mudanças climáticas. “O Guzerá tem potencial genético para alcançar grandes produções. Também é uma raça importante quando o objetivo é a redução dos custos de produção”, diz o pesquisador.

Homenagens – A Embrapa é uma das instituições que serão homenageadas durante o evento. A pesquisadora da Embrapa Gado de Leite Maria Gabriela Peixoto também será homenageada. Ela faz parte do programa há 14 anos, nove deles como coordenadora. “O Programa trabalha com muita precisão e transparência. Isso é o resultado da coesão do grupo e do respeito pelos técnicos envolvidos no trabalho”, diz Maria Gabriela.

Rubens Neiva

Embrapa Gado de Leite

Contatos para a imprensa

cnpgl.imprensa@embrapa.br

Mais informações sobre o tema

Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

Para adicionar comentários, você deve ser membro de Rede de Pesquisa e Inovação em Leite.

Participe da Rede de Pesquisa e Inovação em Leite