As quedas de preços do leite na indústria e no mercado consumidor iniciadas em agosto refletiram no preço pago ao produtor nesse último mês. Em setembro, os produtores receberam R$1,59 por litro de leite, redução de 4,4% em relação a agosto, na média nacional. A expectativa é que as esperadas quedas no preço do leite até o final deste ano, devido ao fim da entressafra, sejam em menor magnitude que no ano anterior.

O custo de produção de leite continua em alta com o ICPLeite/Embrapa registrando aumento de 0,68% em setembro. A relação de troca ao produtor piorou em setembro, sendo necessários 34,4 litros de leite para compra de 60 kg de concentrado. No mercado de grãos, o preço do milho caiu quase 12% nos últimos 60 dias, enquanto as cotações do farelo de soja estão mais firmes com pequena alta no período. 

As importações de leite em pó continuam menores no acumulado do ano. Com a redução nos preços internos do leite, a competitividade do produto importado deve continuar reduzida, mesmo com a recente valorização do real.

Confira essa análise completa com mais detalhes na NOTA DE CONJUNTURA da Plataforma de Inteligência Intelactus em sua edição de outubro de 2018 que também apresenta os dados da Pesquisa Pecuária Municipal divulgados recentemente pelo IBGE. A publicação está disponível no site http://www.cileite.com.br/content/nota-conjuntura

Caso tenha interesse em ver essa análise em vídeo assista a entrevista concedida ao programa DBO na TV do canal Terra Viva clique aqui.

Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

Para adicionar comentários, você deve ser membro de Rede de Pesquisa e Inovação em Leite.

Participe da Rede de Pesquisa e Inovação em Leite