O décimo primeiro levantamento da safra 2017/2018 da CONAB, divulgado em agosto, segue confirmando uma menor safra de grãos para o ciclo 2017/2018. Apesar do aumento na produção de soja, as quedas verificadas em milho, feijão e arroz puxaram a safra total para baixo. No caso do milho, a queda na produção da safrinha está estimada em quase 18%, o que equivale a um recuo de 12 milhões de toneladas em relação a safrinha do ano passado.

No mercado de fertilizantes, as vendas subiram 1,9% no acumulado de janeiro a julho deste ano em relação ao mesmo período do ano passado. Produção e importação, por outro lado, registraram queda de 7% e 6,4%, respectivamente. No caso de defensivos, a produção cresceu 10,4% no primeiro semestre em relação a mesma base de comparação em 2017.

No mercado de máquinas agrícolas, foi percebido um declínio na venda de tratores de rodas (5% inferior a 2017) e expansão na de tratores de esteira (80,3%) e de retroescavadeiras (60,7%) no período de janeiro a julho ante o mesmo período do ano passado.

O valor total das exportações do agronegócio apresentou expansão de 5% nos sete primeiros meses do ano, atingindo 59,2 bilhões de dólares. Os complexos soja e carnes, somados, responderam por 59% do valor.

Em relação aos preços agrícolas no mês de agosto, as maiores variações foram do milho, que apresentou um aumento de 8,8%, e do açúcar, que teve um declínio de 6,6%. Quanto às variações anuais, o leite está 31,6% mais valorizado que em agosto de 2017, enquanto milho e farelo de soja tiveram aumentos de 52,1% e 41,5%, respectivamente.

Esses dados estão apresentados no boletim de INDICADORES AGRÍCOLAS da Plataforma de Inteligência Intelactus. Na edição de agosto de 2018, veja também o balanço de suprimentos para o mercado interno e mundial dos principais produtos agrícolas brasileiros. A publicação está disponível no link: http://www.cileite.com.br/content/indicadores-agr%C3%ADcolasa

Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

Para adicionar comentários, você deve ser membro de Rede de Pesquisa e Inovação em Leite.

Participe da Rede de Pesquisa e Inovação em Leite