Nota: Mastite bovina causada por Bacillus

Infecção de glândula mamária causada por bactérias do gênero Bacillus foi um dos destaques do Newsletter do National Mastitis Council (NMC), de dezembro de 2010.

 

Essa é uma bactéria comumente isolada nas análises microbiológicas de leite nos laboratórios. Um pequeno crescimento (poucas colônias) em uma amostra de leite geralmente significa contaminação da amostra. Mas as bactérias do gênero Bacillus devem ser consideradas como causa da infecção intramamária se amostras contínuas de leite apontam grande e puro crescimento de colônias de Bacillus, juntamente com alta contagem de células somáticas ou casos clínicos de mastite.

 

A infecção intramamária bovina por Bacillus não é comum, mas tem sido associada a uso de material de tratamento contaminado (seringas, aplicadores), solução antibiótica contaminada ou inadequada desinfecção da extremidade dos tetos antes da aplicação do antibiótico intramamário.


Por isso, toda medida de higiene no manejo das vacas em lactação é fundamental para manter reduzido o risco de mastite por Bacillus, mesmo que a freqüência não seja alta.

 

NMC, Udder Topics Vol. 33, N° 6, Dez 2010.
Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

Para adicionar comentários, você deve ser membro de Rede de Pesquisa e Inovação em Leite.

Participe da Rede de Pesquisa e Inovação em Leite