9846999664?profile=originalA BRS Capiaçu, cultivar de capim-elefante desenvolvida pela Embrapa que tem feito grande sucesso entre produtores de diversas regiões, agora dispõe de viveirista credenciado na Região Nordeste.

O agricultor alagoano Edilson Maia, proprietário da Fazenda Chapéu do Sol, em São Miguel dos Campos, nos Tabuleiros Costeiros Alagoanos, é o primeiro produtor de mudas de BRS Capiaçu licenciado pela Embrapa no Nordeste. 

A demanda pelo BRS Capiaçu tem crescido rapidamente, pois a cultivar é um clone adaptado a regiões de Mata Atlântica com excelente desempenho produtivo, podendo ser empregada tanto na alimentação dos rebanhos quanto na geração de energia a partir de sua biomassa.

Em transmissão ao vivo pelo Instagram, na terça (15), Maia, em conversa com o consultor agropecuário André Sorio, especialista em produção intensiva a pasto de bovinos e ovinos, destacou as qualidades do BRS Capiaçu.

Agricultor com perfil empreendedor e inovador, Maia, que é reconhecido inventor de máquinas e processos agrícolas, inova também na disponibilização do BRS Capiaçu, oferecendo mudas de alta qualidade genética e já pré-brotadas, com o Selo Tecnologia Embrapa, para o Nordeste e outras regiões.

Qualidades
Desenvolvida pela Embrapa em parceria com outras instituições, a cultivar BRS Capiaçu é um clone de capim-elefante (Pennisetum purpureum Schum) de alto rendimento para suplementação volumosa na forma de silagem ou picado verde. Devido ao seu elevado potencial de produção (50t/ha/ano), também pode ser utilizada para a produção de biomassa energética. 

Tem porte alto (até 4,20 metros de altura), se destacando pela produtividade e pelo valor nutritivo da forragem quando comparada com outras cultivares de capim-elefante. A BRS Capiaçu apresenta maior produção de matéria seca a um menor custo em relação ao milho e a cana-de-açúcar. 

O pesquisador da Unidade de Execução de Pesquisa da Embrapa Tabuleiros Costeiros em Rio Largo, AL, Anderson Marafon, explica que, por ser uma espécie de alta produção de biomassa com elevado percentual de fibras e lignina, o capim-elefante é uma excelente fonte alternativa de matéria-prima combustível para geração de energia.

A silagem deste capim constitui uma alternativa mais barata para suplementação do pasto no período da seca. Sua propagação ocorre por meio de colmos e apresenta gemas com elevado poder de brotação. 

Caracteriza-se por apresentar touceiras densas e colmos eretos, o que facilita a colheita mecânica; folhas longas, largas e de cor verde. A cultivar possui boa tolerância ao estresse hídrico, mas é susceptível às cigarrinhas das pastagens. Entretanto, quando a capineira é bem manejada, apresenta boa tolerância ao ataque da praga. 

A BRS Capiaçu foi registrada no RNC (Registro Nacional de Cultivares) em 08/01/2015, sob o nº33503, e protegida no SNPC (Serviço Nacional de Proteção de Cultivares) em 23/01/2015, certificado nº20150124.

Onde encontrar
Francisco Edilson Maia da Costa
Fazenda Chapéu do Sol – Zona Rural
CEP:57240000
Cidade: São Miguel dos Campos
UF: AL
Telefone: (82) 99981-3475
E-mail: assessoriaedilsonmaia@gmail.com

José Cabello
Rua Maceió (Sítio São Gonçalo)
CEP:12209675
Cidade: São José dos Campos
UF: SP
Telefone: (12)98820-6224
E-mail: contato@matergenetica.com.br

Mário Augusto Silveira Pinhão
Rodovia MG-431 - km 5 - Zona Rural
CEP:35661300
Cidade: Pará de Minas
UF: MG
Telefone: (037) 3259.6022
E-mail: guto@grupoagromg.com.br

Jorge Olavo Souza Mattos
Praça Getúlio Vargas, 39, Centro
CEP:36555000
Cidade: Ervália
UF: MG
Telefone: 38 998250731
E-mail: jorgeolavo@yahoo.com.br

Alexandre Faria da Silva
Sitio Cantinho do Ceu, Zona Rural
CEP:35115000
Cidade: Marilac
UF: MG
Telefone: 33998187112
E-mail: afsilva9@hotmail.com

Saulo Coelho (MTb/SE 1065)

Embrapa Tabuleiros Costeiros

Contatos para a imprensa

Telefone: (79) 4009-1381

Mais informações sobre o tema

Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

Para adicionar comentários, você deve ser membro de Rede de Pesquisa e Inovação em Leite.

Participe da Rede de Pesquisa e Inovação em Leite