Ferramentas para a nutrição de precisão no cocho e a pasto foi o tema do debate da quarta edição do Ideas for Milk Lives, na última terça-feira (29/9). Entre os objetivos da iniciativa que integra o movimento Ideas for Milk está o de incentivar a participação no desafio de startups, cuja final acontece no dia 4 de dezembro, e também gerar ideias e apontar rumos para que os jovens de qualquer empresa ou instituição as transformem em soluções inovadoras para a cadeia do leite.

O encontro virtual coordenado por Pedro Arcuri, chefe de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa Gado de Leite, reuniu Marcos Neves Pereira, professor estudioso da nutrição em gado leiteiro e titular da Universidade Federal de Lavras (UFLA); Wagner Beskow, diretor da Transpondo Pesquisa Treinamento e Consultoria Agropecuária, e Mirton Morenz, pesquisador da Embrapa Gado de Leite. Após 24 horas da transmissão, o debate registou cerca mais de 1.400 acessos de 10 estados do Brasil e também do Paraguai e continua disponível na REPILeite e no canal da Embrapa no Youtube. Durante a transmissão, houve pico de 185 pessoas assistindo simultaneamente.

Beskow lembrou que a agricultura de precisão está consolidada há pelo menos 10 anos no mundo e possui ferramentas importantes disponíveis no mercado. Mas em termos de nutrição, especialmente no Brasil, ainda estamos saindo da estaca zero. Para ele, quantificar e monitorar o efetivo consumo de cada vaca do rebanho é o desafio a se enfrentar. “Há ferramentas para fazer isso no cocho mas há carência para executar tal trabalho nas pastagens. Esta pode ser um das oportunidades para os jovens que desejam participar do Ideas for Milk”, apontou.

O professor Marcos Pereira frisou a importância de atender, sem falta e sem excesso, a necessidade nutricional do rebanho. “É uma tarefa que exige precisão, pois o excesso custa caro, polui e pode prejudicar o aspecto reprodutivo do animal e a falta o penaliza em uma outra série de variáveis”. Ele argumenta que é na produção de leite que o produtor precisa focar e a nutrição adequada é um elemento essencial para uma boa produção .”A mais antiga e disponível ferramenta de precisão no país ainda é a balança, mas infelizmente muitas fazendas no país sequer a usam, muitas propriedades não fazem o controle leiteiro. E é possível fazer isso sem equipamentos sofisticados”, ressalta. Ele reconhece e estimula o desenvolvimento e o uso de sistemas que definam com precisão a exigência nutricional de cada animal, que englobe na equação o peso, a capacidade produtiva e a composição das dietas. Ele comenta que existem ferramentas úteis para tudo isso, mas que podem ainda ser aprimoradas inclusive com uso de imagens e também disponibilizadas de modo mais fácil e a custo mais baixo para o produtor. “Este pode ser um caminho para os participantes do Ideas for Milk”, indicou.

Mirton Morenz  afirma que a maior limitação para se fazer nutrição de precisão é ajustar o máximo de nutrientes dentro do requerimento nutricional do animal e conhecer o que o alimento pode oferecer. E isso é muito mais difícil no pasto, onde o espaço possui um número muito maior de variáveis. Ele destaca que o manejo da pastagem tem interferência diretamente no valor nutritivo e isso é um aspecto que deve ser tratado com muita atenção. “Tecnologias que busquem um equilíbrio entre pasto e cocho, que possibilitem conhecer melhor o alimento a ser oferecido aos animais e sejam adequadas de acordo ao perfil do produtor, envolvendo as diferentes raças, graus de tecnificação e variação climática, entre outros elementos, serão sempre muito úteis”, enfatizou.

Marcos La Falce

Embrapa Gado de Leite

Mais informações sobre o tema

Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

Para adicionar comentários, você deve ser membro de Rede de Pesquisa e Inovação em Leite.

Participe da Rede de Pesquisa e Inovação em Leite