No primeiro mês de 2019, o Índice de Custo de Produção de Leite – ICPLeite / Embrapa apresentou deflação de 0,56%, sendo esta a terceira queda consecutiva.  Os grupos ligados à alimentação do rebanho foram os principais responsáveis por essa queda.

Entretanto, no acumulado de doze meses, o ICPLeite/Embrapa ainda registra alta de 10,64%. Nesse período todos os grupos componentes do índice de custo apresentam variações positivas. Os maiores aumentos foram nos grupos Concentrado (+ 16,46%), Energia e combustível (+ 15,09%) e Sal mineral (+ 13,23%).

Mais detalhes sobre essas variações por períodos e por grupos, bem como a metodologia de cálculo, estão disponíveis na publicação ICPLeite / Embrapa da Plataforma de Inteligência Intelactus em sua edição de janeiro de 2019. A publicação está disponível no site do CILeite no link> http://www.cileite.com.br/content/%C3%ADndice-de-custo-de-produ%C3%A7%C3%A3o-de-leite-4

Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

Para adicionar comentários, você deve ser membro de Rede de Pesquisa e Inovação em Leite.

Participe da Rede de Pesquisa e Inovação em Leite

Comentários

  • Caro Lux Maia

    na reportagem apresentamos primeiro uma análise do momento atual na qual citamos a variação do índice mensal (mês contra o mês anterior) que caiu pelo terceiro mês consecutivo. Ou seja, novembro em relação a outubro, dezembro em relação a novembro e janeiro em relação a dezembro.

    Entretanto, apesar dessas três quedas mensais, quando consideramos o período de 12 meses, para termos noção de como está o comportamento do índice em um período mais longo de um ano, o custo aumentou mais de 10%, devido principalmente às elevações nos grupos citados.

    Caso tenha mais alguma dúvida estamos à disposição.

  • O título diz que é Queda, mas a reportagem só mostra Aumento.

    Entendi errado ou o que?

    Até mais

This reply was deleted.