Cruzamento em gado de leite

Prezados(as):

 

O tema cruzamento em gado de leite é de interesse de muita gente. No ano passado a Embrapa Gado de Leite recebeu no sac, aproximadamente 250 questionamentos de produtores e técnicos sobre o tema melhoramento genético animal e cruzamento. A pergunta sobre desempenho do cruzamento Jersey x Holandes é recorrente, sempre questionando aspectos reprodutivos e de composição do leite, além de longevidade etc. O problema quando nasce macho, filho de reprodutor Jersey, é também questionado, mas existe alternativa de utilização de sêmen sexado para fêmea.

No passado, a Embrapa Gado de Leite, então coordenada pelo Pesquisador Dr. Fernando Madalena, organizou um bem delineado experimento para avaliar estratégias de cruzamento, visando identificar qual a melhor composição genética a ser usada para o Brasil. O rabalho envolveu cerca de 70 rebanhos cujos proprietários recebera, cada um, seis gêmeas de diferentes composições genéticas, uma mais azebuada até um mais holandesada, denominada PC.

O trabalho foi um sucesso e, como era de se esperar, gerou grande impacto para a pecuária leiteira nacional. Em resumo, foi concluido que a melhor composição genética a ser usada nas regiões sudestre, centro oeste, nordeste e norte seria em torno do meio sangue ou F1, proveniene de sêmen de touros comprovadamente provados em programa delineado de melhoramento.

 

Na próxima semana, nos dias 04 e 05, a Embrapa Gade Leite, com a coordenação técnica do Departamento de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa (DPD) estará recebendo diversos e importantes parceiros das principais instituições de pesquisa, desenvolvimento e inovação para re-discutir o tema CRUZAMENTO PARA A PECUÁRIA LEITEIRA NACIONAL.

 

Contaremos com a participação de importantes pesquisadores de diversas unidades de pesquisa da Embrpa e pesquisadores de renome das OEPAS (Apta - regional de São Paulo, Emepa, Emparn, Epamig, entre outros).

 

Queremos aproveitar a penetração desta rede para tomar opiniões de colegas que labutam por este Brasil afora e tem o conhecimento prático que possa citar temas relevantes a serem pesquisadores ou que já tenham conhecimento e há forte demanda para que as informações de pesquisa sejam disponibilizada.

É claro que não posso falar aqui sob a tematica, mas estou certo de que se trabalharmos bem, de forma articulada, sem armas e trabalho no sentido da convergência, o sucesso da reunião já está garantido.

 

Portanto, conto com as atribuições de todos. Quanto maior o número e qualidade das apresentações, melhor.

 

Aguardo retorno de todos para o e-mail chpd@cnpgl.embrapa.br

 

Atenciosamente,

 

Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

Para adicionar comentários, você deve ser membro de Rede de Pesquisa e Inovação em Leite.

Participe da Rede de Pesquisa e Inovação em Leite

Comentários

  • Prezados Senhores,

    Como extensionista desenvolvo um trabalho de melhoramento genético em bovinos leiteiros, com modéstia e muitas dificuldades, devido os altos e baixos econômicos da atividade, junto a um grupo de produtores que dispõe de um laticínio de pequeno porte para o beneficiamento do leite produzido (algo em torno de 5 mil litros). Trata-se do Cruzamento Alternado Simples tudo certinho conforme manual técnico da EMBRAPA-Gado de Leite, buscando sempre o que a natureza nos dá de graça: a heterose. Mais de 15 anos com I.A e também com touros e resultados fantásticos, eu considero. Só não consigo entender (não entra na minha cabeça) porque ficar eternamente discutindo (em vez de agir) sendo que desde 1948 o nosso produtor de leite busca alternar as duas raças (hol. e gir), no entanto, sem disciplina, com pouca orientação e acesso a material genético de qualidade duvidosa. Basta de confusão, quem perde é o agricultor familiar. É só seguir o manual da nossa valorosa EMBRAPA: 1º o F1, 2º o Cruzamento Alternado Simples e o dia que o produtor puder comprar uma Girolanda PS, a preços compatíveis. Basta olhar a nossa volta e ver a "salada de fruta" dos rebanhos pertencentes aos agricultores familiares. Com modéstia, repito, coloco minha experiência à discussão e avaliação.

  • parabenizo pelo projeto, e me coloco a disposição para eventual auxilio/colaboração no que estiver a nosso alcance
  • Prezado Sr. Eriklis:

    Agradeço seus comentários. Nossa idéia é exatamente executar um projeto que defina qual a composição genética mais adequada para ser usada pelo produtor de leite, que lhe propicie maior lucro.

    Tivemos dois dias de reunião com a participação de 26 pesquisadores de diferentes instituições do Brasil. Foi muito produtivo e conseguimos avançar na definição de um projeto, que se propõe avaliar, em um primeiro momento, qual a melhor vaca F1 (meio sangue) para ser usada pelo produtor de leite. A partir desta primeira geração seguiremos avaliando estratégias de utilização da F1. O projeto estará pronto em abril de 2012 quando será submetido para avaliação para fontes de financiamento, sendo, nesta fase, a Embrapa uma das possiveis financiadoras.

    Abraços,

    rui

  • Parabenizo pelo esforco, como pesquisador e apaixonado pelo leite, acredito que estas informações são de grande valia para o criador. Ressalto ainda que em regioes de pouca tradição em pecuária leiteira, com é o caso do Mato Grosso do Sul, estas informações trarão impactos ainda mais positivos na produtividade.

    Atenciosamente
This reply was deleted.