Banco Ativo de Germoplasma de Capim-elefante

O capim-elefante é considerado uma importante forrageira tropical devido à elevada produção de biomassa, fácil adaptação aos diversos ecossistemas e boa aceitação pelos animais. Pode ser utilizado na alimentação de rebanhos sob as formas de capineira, pastejo, feno e silagem. Além do uso forrageiro, o capim-elefante tem sido considerado como uma alternativa sustentável para utilização da biomassa como insumo energético.

O Banco Ativo de Germoplasma de Capim-elefante da Embrapa (BAGCE), sob responsabilidade da Embrapa Gado de Leite, foi criado no início da década de 1980 e têm como objetivo a conservação, ampliação, valoração e uso da diversidade genética da espécie. A ampliação da variabilidade genética vem sendo realizada por meio de coletas, introdução e intercâmbio com instituições nacionais e internacionais. Foram realizadas caracterizações e avaliações morfológicas, agronômicas, bromatológicas e moleculares (RAPD e SSR).

Pretende-se complementar as avaliações e caracterizações já realizadas com avaliações fisiológicas, respostas a estresses biótico e abiótico, e potencial de utilização para produção de biomassa energética, entre outras.

Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

Para adicionar comentários, você deve ser membro de Rede de Pesquisa e Inovação em Leite.

Participe da Rede de Pesquisa e Inovação em Leite

Comentários

  • Para esquentar a discussão: http://www.paginasustentavel.com.br/energia/243-etanol-celulosico-p...

    Penso que a geração térmica por meio da queima direta e gaseificação ainda serão os norteadores do uso da biomasa de capim elefante.

  • Muito legal
  • caro Juarez,

    após décadas de pesquisa com essa forrageira ainda parece que estamos iniciando, tal seu potencial. A luz da biomassa acho que chegou a hora de acelerarmos nossas pesquisas agronômicas. Acredito no grande potencial para produzir energia, mas para isso temos que achar solução imediata para sua propagação por sementes, para viabilizar a produção de forma econômica.

This reply was deleted.