Olá, no laticinio em que trabalho os testes de acidez titulável do leite estão dando acima de 19ºD, porém ao realizar o teste com a pistola de alizarol o leite esta conforme com coloração vermelho tijolo sem grumos... o que poderia estar acontecendo? No teste de alizarol em que o leite está inadequado, porém no de acidez encontra-se dentro dos 14-18ºD pode ser caso de LINA, mas e nesse caso também poderia ser por outros fatores ou seria por contaminação microbiologica? Alguém saberia responder?

Obrigada!

Para adicionar comentários, você deve ser membro de Rede de Pesquisa e Inovação em Leite.

Participe da Rede de Pesquisa e Inovação em Leite

Enviar-me um email quando as pessoas responderem –

Respostas

  • Cláudio, obrigada pela resposta e pelo material, muito bom e ajudou muito! Mas é quando essa situação ocorre em um leite que não foi refrigerado?
  • Olá Luana!

    A refrigeração muda o metabolismo dos micro-organismos. No leite quente (20º-30ºC) eles (os mesófilos) degradam a lactose e produzem ácido, que deixa o leite azedo e com grumos no alizarol. No leite refrigerado (4º -10ºC) eles preferem degradar as proteínas e não produzem ácidos, não coagulando no teste do alizarol. Apesar de passar no teste, leite com esses micro-organismos do frio (psicrotróficos) causam prejuízos imensos para a indústria. Sugiro você ler a matéria do link: https://www.milkpoint.com.br/colunas/rafael-fagnani/a-industria-ain...

This reply was deleted.