Rede de Pesquisa e Inovação em Leite

Pesquisadores desenvolveram um sorvete dietético à base de leite de cabra, contendo probióticos e prebióticos, que auxiliam a população de microrganismos benéficos no intestino humano. O produto tem características funcionais, com benefícios para a saúde. Os testes mostraram que a formulação do sorvete ajudou a reduzir a taxa de glicemia de pessoas saudáveis e que também é adequado para pessoas diabéticas. O sorvete foi desenvolvido em parceria com o Instituto Federal do Ceará (IFCE) e com a Universidade Federal do Ceará (UFC).

O leite de cabra tem melhor digestibilidade que o leite bovino, por isso, costuma ser indicado por médicos e nutricionistas para públicos específicos, como pessoas com intolerância ao leite de vaca, crianças, idosos ou simplesmente aqueles que desejam um produto com menor percentual de gordura e uma alimentação mais saudável.

Outros produtos probióticos à base de leite de cabra já foram desenvolvidos pela Embrapa utilizando diferentes culturas comerciais: queijo cremoso, queijo semicurado, petit suisse com maracujá, sorvete com cajá e leite fermentado com suco de uva e enriquecido com polifenóis e fibras da casca de uva.

De acordo com Centro de Inteligência e Mercados de Caprinos e Ovinos (CIM), o Brasil produziu no ano de 2016 (dados do IBGE) cerca de 253 mil toneladas de leite de cabra. A região Nordeste é a maior produtora (cerca de 235 mil toneladas) seguida pelo Sul (aproximadamente 7 mil toneladas) e Sudeste (cerca de 4 mil toneladas). No mundo, a produção foi de mais de 15 milhões de toneladas, sendo Índia, Sudão e Bangladesh os três maiores produtores.

Acompanhe a série "Fatos da Ciência"e saiba mais sobre os resultados da pesquisa agropecuária brasileira. Um novo post toda semana!

Exibições: 52

Comentar

Você precisa ser um membro de Rede de Pesquisa e Inovação em Leite para adicionar comentários!

Entrar em Rede de Pesquisa e Inovação em Leite

© 2021   Criado por Embrapa Gado de Leite.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Política de privacidade  |  Termos de serviço