9847007264?profile=original

Milk Farm, com o aplicativo Eco Teste, foi a vencedora da final do Desafio de Startups da Embrapa Gado de Leite, disputando com outras 47 concorrentes e chegando à finalíssima com outras seis startups. O Eco Teste se apresenta como uma solução para o controle de resíduos de antibiótico no leite, oferecendo resultados em tempo real. Segundo Bruno Machado, um dos responsáveis pela Milk Farm, o Eco Teste é um equipamento automático para detecção de oito diferentes grupos de antibióticos, podendo ser operado por qualquer pessoa por meio de celular ou tablet. “Os benefícios do Eco Teste incluem a conectividade e rastreabilidade, garantindo a segurança alimentar em toda a cadeia produtiva do leite”, diz Machado.

As sete startups finalistas foram avaliadas por 128 especialistas no agronegócio. As demais vencedoras foram:

- 2ª colocada: Uai Cup – dispositivo para medir a qualidade do leite (contagem de sólidos e identificação de resíduos de antibióticos);

3ª colocada: Projeto Q – aplicativo que agiliza o processo de certificação de queijos, conectando produtores e órgãos de regulação.

As demais finalistas foram (em ordem alfabética): Cow company (participante da Angola), Moo pocket, Nutrilac QR cattle (acesse o site www.ideasformilk.com.br e veja as soluções apresentadas).

Prêmio Ideas for Milk de Inovação – A Embrapa Gado de Leite também premiou as empresas que apresentaram inovações de impacto em produtos ou em processos, que contribuíram para o dinamismo do Setor de Leite e Derivados, inseridos na ótica do FoodTech. Os processos premiados foram:

Laticínios Verde Campo – Processo que estabelece o pagamento aos produtores por quantidade de sólidos no leite, em vez da quantidade em litros. O diretor de captação da Verde Campo, Sávio Santiago, afirma que a empresa já tinha o projeto de realizar um pagamento ao produtor compatível com o rendimento industrial há algum tempo: “Vários países já adotam esse modelo e os primeiros produtores brasileiros a aderirem estão muito empolgados com o processo, com resultados bastante positivos”, diz Santiago.

Sooro Renner Nutrição SA – pela solução para o soro do leite, valorizando o produto e esclarecendo o público, por meio de um blog, sobre os suplementos proteicos feitos com o soro. O diretor comercial da empresa, Claudio Hausen, explica a solução: “Trata-se de um site no qual há um blog chamado “Mundo Whey” cuja grande finalidade é explicar para as pessoas o que são os concentrados proteicos de soro, conhecidos como Whey”.

Nestlé – pelo canal interativo de relacionamento com fornecedores (Canal Leiteria), surgido no início da pandemia para se comunicar com o produtor. Barbara Sollero, responsável pelo relacionamento e desenvolvimento dos produtores da Nestlé, afirma que “o objetivo do Canal é aproximar a empresa dos seus produtores, mas é um canal aberto ao público”. Ela completa dizendo que o prêmio Ideas for Milk de Inovação é extensivo aos produtores da Nestlé, “afinal de contas, é para eles que o Canal foi criado”.

Os produtos premiados foram:

Queijo fresco Camponesa – Primeiro queijo em caixinha do país, produzido pela Embaré. A gerente de Marketing da Embaré, Adriana Antunes fala sobre o produto: “O queijo fresco Camponesa alia duas características que os consumidores priorizam, o sabor e a saudabilidade. É um produto prático e seguro, com durabilidade de 60 dias, além de ser leve e sem conservantes, com embalagem 100% reciclável”.

Manteiga gourmet da Piracanjuba – Manteiga com cristais de flor de sal, que acentua o sabor do produto. A gerente de Marketing dos Laticínios Bela Vista, Lisiane Guimarães fala a respeito do produto: “A manteiga Piracanjuba foi nosso primeiro produto, lançado em 1955, e para nós, simboliza a tradição da marca. Com o novo lançamento, levamos ao consumidor um produto com um sabor diferenciado. Os cristais de flor de sal são sensorialmente percebidos pelo consumidor, numa manteiga tradicionalmente já saborosa”.

- Letti – A2 – Linha completa de derivados lácteos A2, cuja proteína A2 ajuda evitar desconfortos ao ser consumida. Diana Jank, gerente de marketing da Letti. Fala sobre a linha de produtos: “É uma linha completa de produtos, de fácil digestão, provenientes de vacas selecionadas para produzir leite A2A2. O mais importante para nós é receber o depoimento de pessoas que voltaram a consumir produtos lácteos a partir dos nosso produtos A2”.

Homenagens – Ao final do Desafio de Startups, a Embrapa homenageou as seguintes personalidades que contribuíram para a realização do Ideas for Milk: - Ariel Maffi  (vice-presidente da área de ruminantes da DSM no Brasil), Roberta Züge (diretora administrativa do Conselho Científico Agro Sustentável) e Margarida Salomão (deputada federal).

Desafio de Startups marca o encerramento da quinta edição do movimento Ideas for Milk, que este ano foi realizado totalmente de forma digital, devido à pandemia de Covid-19. Além do Desafio, o Ideas for Milk é composto da Caravana 4.0, cuja missão é levar o debate sobre a criação de ideias inovadoras para agronegócio do leite para as universidades, e o Vacathon, que reúne equipes de universidades em um hackathon, apresentando soluções para os problemas do setor. A experiência digital fez com que a Embrapa Gado de Leite criasse este ano o Ideas for Milk Lives – lives transmitidas pelo Youtube, em que foram debatidas grandes questões do agronegócio do leite.

Segundo o chefe-geral da Embrapa Gado de Leite, Paulo do Carmo Martins, a quinta edição do Ideas for Milk foi o movimento mais robusto realizado pela instituição, apesar da pandemia. “Houve uma intensa participação das universidades, inclusive de outros países (Angola e Argentina)”, diz Martins, que conclui: “As soluções apresentadas pelas startups foram maduras e em consonância com os problemas do setor”.

O Ideas for Milk é uma realização da Embrapa Gado de Leite, em parceria com Agripoint, Bovcontrol, Ciatécnica, Texto Comunicação. Conta com o Patrocínio Diamante do Sebrae; Patrocínio Ouro da Tetrapak, Boehringer Ingelheim, TIM; Lactalis. Patrocínio Prata da Vaccinar,FAEMG/Inaes, Sistema Ocemg, Sistema OCB, Silemg e Patrocínio Bronze da Nestlé, CLAAS, DSM/Tortuga, ABDI, JA Saúde Animal, Piracanjuba, Vivalácteos, Belgo Bekaert, SENAR/GO, ABIQ, Alta Genetics, Verde Campo e Vivare. Apoio da Microsoft, KER Innovation, Abraleite e Revista Balde Branco.

Rubens Neiva (MTb 5445)

Embrapa Gado de Leite

Contatos para a imprensa


Telefone: (32) 99199-4757

Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

Para adicionar comentários, você deve ser membro de Rede de Pesquisa e Inovação em Leite.

Participe da Rede de Pesquisa e Inovação em Leite