9846966654?profile=original
Cerca de 600 pessoas, entre produtores, técnicos e estudantes estiveram presentes no evento Tecnologias para a Produção Sustentável do Leite, realizado nos dias 23 e 28 de junho no CESM e no CEJHB, respectivamente. Foi a quinta edição no sul fluminense, onde o Tecleite reuniu 200 pessoas. Em Coronel Pacheco, cerca de 400 pessoas estiveram presentes.

No CESM, o Tecleite contou com duas palestras de abertura. Na primeira, o secretário de Agricultura do município de Rio Pomba-MG, Alarcon Gomes, falou sobre o programa de inseminação artificial do município, que tem 28 anos de existência. Na segunda palestra, o diretor técnico da Emater-Rio, Ricardo Mansur, apresentou o Programa Rio Rural. Após a cerimônia inicial, teve início o dia de campo que contou com seis estações, abordando os temas: uso da seringueira na recuperação de áreas degradadas, pastejo rotacionado com BRS Kurumi, ILPF, opções de forrageiras para corte e pastejo, escolha de touros para acasalamento corretivo e qualidade do leite, envolvendo ordenha e armazenamento.

No CEJHB, o evento foi realizado pela primeira vez e contou com a participação de prefeitos, vereadores, secretários municipais de agropecuária de cidades da Zona da Mata Mineira e presidentes de associações e sindicatos. A palestra de abertura foi proferida pela pesquisadora da Unidade, Rosângela Zoccal. Ela debateu com os presentes o cenário para 2016 do mercado lácteo. Apesar do momento difícil pelo qual o país atravessa, ela afirmou que o leite continua sendo um bom negócio. "É preciso adotar tecnologias e investir em inovação para diminuir o custo de produção e tornar a atividade mais rentável", apontou.

O dia de campo do Tecleite no CEJHB contou com as seguintes estações: coleta de amostras de leite e interpretação do resultado de laboratório da análise de leite, forrageiras para o gado de leite – plantio e manejo do Capim-Elefante anão BRS Kurumi, Integração Lavoura Pecuária: milho e braquiária, prática de captação de enxurradas – Barraginhas e silagem de Capim-Elefante.

Imagem: Marcos La Falce
Fonte: Portal Embrapa Gado de Leite


Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

Para adicionar comentários, você deve ser membro de Rede de Pesquisa e Inovação em Leite.

Participe da Rede de Pesquisa e Inovação em Leite