9846999073?profile=original

As tecnologias que envolvem o sistema Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF) serão apresentadas e debatidas durante a 13ª Semana de Integração Tecnológica (13ª SIT).  O evento online será realizado entre os dias 3 e 7 de maio de 2021.

A programação conta com um seminário e um dia de campo destinados aos agentes da assistência técnica e da extensão rural, aos agricultores e aos estudantes de áreas afins. Serão apresentados os resultados das pesquisas e das experiências práticas, alcançados por meio da aplicação desta tecnologia.

 “O sistema de ILPF é considerado, atualmente, uma das tecnologias mais viáveis e importantes no cenário de produção agropecuária do País, pois possibilita o aproveitamento do mesmo espaço agrícola, de forma consorciada e/ou em sucessão, para produção de grãos, forragens e/ou produtos florestais. Desta forma são reduzidos o impacto no ambiente e a necessidade de abertura de novas áreas de produção”, diz o coordenador do evento, Marco Aurélio Noce, analista do Setor de Transferência de Tecnologia da Embrapa Milho e Sorgo.

De acordo com Noce, o sistema tem sido uma das principais ferramentas utilizadas para a recuperação de pastagens degradadas, um dos maiores gargalos da produção pecuária nacional. “Pesquisas indicam que o problema atinge mais de 70% das pastagens do Brasil, acarretando sérios problemas, como os processos erosivos, que inviabilizam o desenvolvimento produtivo e acarretam graves danos ambientais”.

“Buscando soluções para reverter este quadro, foram instituídas políticas, planos e projetos de fomento à pesquisa, concentrados no aperfeiçoamento e na viabilização da adoção do sistema ILP pelo produtor rural. De forma complementar, mostrou-se necessária a ampliação dos esforços de transferência de tecnologia, para disponibilizar os resultados da pesquisa aos agropecuaristas por meio da assistência técnica e extensão rural”, explica Noce.

Seminário e dia de campo

O seminário ILPF será dia 4 de maio (terça-feira), às 18h. Serão abordados os temas: Sistema ILPF no Brasil - Panorama e perspectivas; O papel da cooperativa na implantação do sistema ILP e seus resultados na propriedade rural - Caso Capul; e Transferência de tecnologia, acesso a crédito e os benefícios do sistema ILP na propriedade - Caso Abaeté.

Já o dia de campo será dia 5 de maio (quarta-feira), das 08h30 às 11h. Os palestrantes vão apresentar três trabalhos realizados na Embrapa Milho e Sorgo: o Sistema ILPF com ênfase no componente florestal; o Sistema ILP com ênfase na produção de grãos e silagem; e a Fase pastagem e a produção animal em sistemas integrados.

Realização

13ª Semana de Integração Tecnológica

Em 2021, a 13ª edição da Semana Integração Tecnológica tem como tema principal a “Cadeia Produtiva do Leite, Desafios de Oportunidades”.  A Semana é composta por diversas atividades de transferência de tecnologia que acontecem simultaneamente. Em função da pandemia da covid-19, neste ano o evento será 100% online.

O evento será realizado pela Embrapa Milho e SorgoEmbrapa Gado de LeiteEmater-MG,  EpamigKWS Sementes, Universidade Federal de São João del-Rei ((UFSJ) e pelo Sistema Faemg /Senar-MG. Além disso, contará com diversos parceiros, fundamentais para a realização do evento, incluindo a Fundação de Apoio à Pesquisa e ao Desenvolvimento (Faped).

Serviço:

Participe da 13ª SIT! Conheça a programação e se inscreva!

Fique atento, pois seminários, dias de campo, cursos e lives são independentes, e as inscrições precisam ser feitas separadamente.

Site: http://www.sit2021.com.br/

Programaçãohttp://www.sit2021.com.br/index.php?page=programacao

Inscrição: http://www.sit2021.com.br/index.php?page=cadastro

Contato: http://www.sit2021.com.br/index.php?page=contato

e-mailsit@embrapa.br

 

Seminario ILPF

 

Dia Campo ILPF

 

Sandra Brito (MTb 06.230/MG)

Embrapa Milho e Sorgo


Contatos para a imprensa

Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

Para adicionar comentários, você deve ser membro de Rede de Pesquisa e Inovação em Leite.

Participe da Rede de Pesquisa e Inovação em Leite