9846989854?profile=original

Especialistas analisaram o estado da arte e avanços em bioinsumos no Brasil

Com o recente lançamento do Programa Nacional de Bioinsumos pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), a Embrapa Meio Ambiente (Jaguariúna, SP) reuniu diversos especialistas numa série de quatro lives que discutiram os principais avanços científicos e aspectos regulatórios para uma agricultura mais sustentável com o uso de bioinsumos.

No primeiro episódio, Fernando Andreote, professor da Esalq/USP conversou com Rodrigo Mendes, chefe de P&D da Embrapa Meio Ambiente, sobre o estado da arte da microbiologia na agricultura. “Discutimos os avanços tecnológicos recentes que permitiram descobertas sem precedentes relacionadas ao microbioma da planta, como por exemplo, a capacidade das plantas em organizar os microrganismos da rizosfera para protegerem as raízes contra a infecção de patógenos. Na interação com a audiência, conversamos sobre o futuro do uso de inoculantes na agricultura e sobre o potencial do manejo biológico do solo para uma agricultura mais sustentável”, destaca Mendes.

A regulamentação dos bioinsumos e o Programa Nacional de Bioinsumos, foram analisados em 4 de agosto, por Marcelo Morandi, chefe-geral da Embrapa Meio Ambiente, Francys Vilella, da consultoria CESIS Assessoria e Treinamento Ltda., Mariane Vidal, da Coordenação de Bioinsumos do Mapa e Amália Borsari, da CropLife Brasil.

Conforme Morandi, a live permitiu “uma rica discussão sobre a evolução do desenvolvimento, regulamentação e uso de bioinsumos no Brasil, que agora tem um novo e forte incentivo com o Programa Bioinsumos, que permitirá novos investimentos tanto na pesquisa quanto na produção de insumos biológicos para a agricultura brasileira”. 

Na sequência, na live 3, foi abordado como é importante compreender o modo com que os agentes de biocontrole atuam no controle de doenças, como destacou o pesquisador Bernardo Vieira. Os exemplos comentados referentes aos trabalhos realizados por um dos grupos de pesquisa mostram que as bactérias e leveduras podem atuar por diferentes modos, cada qual com sua particularidade. A mensagem transmitida foi que definir quais os modos mais eficazes de atuação dos agentes de controle biológico, faz com que a busca por novos bioinsumos seja mais efetiva.

Para Katia Nechet, um dos destaques foi a oportunidade de divulgar as pesquisas em andamento na Embrapa Meio Ambiente com bioinsumos, para um público bem maior e diversificado. Outro ponto também importante foi mostrar que a Unidade trabalha para oferecer bioinsumos ainda não disponíveis para os produtores, como para controle de planta daninhas.

live sobre bioinsumos realmente proporcionou um momento ímpar para interagir com o público externo e mostrar apenas a ponta do iceberg dos projetos e linhas de pesquisa que são desenvolvidas na Embrapa Meio Ambiente, acredita o analista Gabriel Mascarin. “Foi como uma vitrine para expormos, mesmo que de forma muito resumida, o nosso papel na pesquisa de vanguarda na Embrapa e como nosso foco está alinhado às demandas do agronegócio, que hoje tem como um dos seus principais pilares a bioeconomia, onde se inserem os bioinsumos”. Gasparin acredita que essa série de lives repercutirá pelo Brasil todo, atraindo parceiros de pesquisa e desenvolvimento, além de fortalecer as pesquisas de ponta.

Para falar sobre inovação e sustentabilidade no Agro, no dia 18 de agosto, foram convidados Cleber Soares, diretor de Inovação do Mapa, Itamar Soares de Melo, pesquisador da Embrapa Meio Ambiente e Jean Zonato, diretor de Gestão de Ativos da Bayer, com moderação de Paula Packer, chefe de transferência de tecnologia da Embrapa Meio Ambiente.

Hoje, segundo Paula, a crescente demanda por soluções sustentáveis em diferentes segmentos do setor produtivo, alinhadas ao potencial da biodiversidade brasileira como fonte de material prima, balizaram as pesquisas e fomentaram a revolução de inovações no segmento de bioinsumos, fortalecendo a bioeconomia do Brasil. 

No lançamento do Programa Nacional de Bioinsumos, Cleber Soares pontuou que “o setor produtivo e o mundo clamam por mais tecnologias sustentáveis. Temos na agricultura a base da nossa economia e a bioeconomia será a grande alavanca para manter o Brasil como protagonista no agronegócio global".

O tema abordado pelo pesquisador Itamar Melo foi a bioprospecção para descoberta de novos bioinsumos. Conforme ele, “os maiores gargalos que limitam a produtividade agrícola estão relacionados aos efeitos abióticos”, uma vez que estes têm sido agravados com as mudanças climáticas. “Mais importante ainda, foi mostrar as ideias e abordagens estratégicas inovadoras para se obter microrganismos com atividades multifuncionais, bem como abrir para parcerias com empresas do setor, numa frente de inovação aberta".

Todos os episódios estão disponíveis para serem acessados no canal da Embrapa no YouTube. Até 20 de agosto, foram mais de 8.200 visualizações.

Cristina Tordin (MTB 28499)

Embrapa Meio Ambiente

Contatos para a imprensa

Telefone: 19992626751

Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

Para adicionar comentários, você deve ser membro de Rede de Pesquisa e Inovação em Leite.

Participe da Rede de Pesquisa e Inovação em Leite