Para aumentar em 70% a produção de leite de fazendas da cidade de Córrego Danta (MG) nos próximos três anos, diversos criadores locais estão recebendo gratuitamente doses de sêmen de touros Girolando, raça responsáveis por 80% do leite produzido no país. A primeira bezerra oriunda do material genético doado nasceu no dia 27 de junho, na fazenda Água Benta. “Com o acesso às técnicas de melhoramento genético do rebanho, estamos conseguindo agregar mais valor ao plantel local para que futuramente tenhamos maior fonte de renda”, explica Edgar de Souza Bento, proprietário da bezerra.

 

O produtor é um dos beneficiados do Projeto Nova Geração, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento em parceria com a Associação Brasileira dos Criadores de Girolando. Além de distribuir doses de sêmen gratuitamente, o projeto disponibiliza um técnico para a execução das inseminações artificiais e todo material necessário para inseminar as fêmeas do rebanho municipal.

 

Para o técnico agrícola Kleber Junior de Oliveira, responsável pelo programa, a iniciativa é de suma importância para garantir a evolução genética do rebanho local. “Hoje temos a confiabilidade de que os touros inseridos no Teste de Progênie da raça Girolando já são rigorosamente selecionados e certamente oriundos de famílias genealogicamente comprovadas”, explica Oliveira.

 

O Projeto Nova Geração deve distribuir este ano 710 doses de sêmen para inseminação de 240 matrizes de 19 fazendas. A Girolando doou 70% das doses e a prefeitura contribuiu com 30%, além do fornecimento do botijão para armazenamento do material genético e da assistência técnica. “Temos a consciência de que há muito que fazer para a pecuária de leite em Córrego Danta, mas o importante é que começamos a fazer. Vemos hoje um futuro muito progressista e nossa parceria com a Girolando, através do Programa de Melhoramento Genético Girolando, é fundamental para esta evolução”, finaliza Wanderson Maia, secretário Municipal de Agricultura de Córrego Danta.

 

A Girolando distribuirá este ano em todo o país 11 mil doses de sêmen dos touros que estão sendo avaliados geneticamente pelo Teste de Progênie. “A melhor forma de conhecer o valor genético de um reprodutor para produção de leite é o Teste de Progênie, através da avaliação da produção de leite de suas filhas. Esses reprodutores são responsáveis por mais da metade do melhoramento genético do rebanho”, explica Marcello Cembranelli, coordenador Operacional do Programa de Melhoramento Genético de Girolando.

Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

Para adicionar comentários, você deve ser membro de Rede de Pesquisa e Inovação em Leite.

Participe da Rede de Pesquisa e Inovação em Leite

Comentários

This reply was deleted.