O Piracanjuba Pró-Campo existe desde 2009 e já treinou mais de 1000 produtores e técnicos na área de produção de leite. Este programa tem como objetivo apresentar tecnologias novas e atualizadas através da assistência técnica gerencial, treinamentos e capacitação de mão-de-obra. Todo este trabalho é feito tendo como base a assistência técnica gerencial e o Centro de Apoio Técnico ao produtor de leite Piracanjuba.

A assistência técnica gerencial é realizada com a participação de agrônomos, veterinários e zootecnistas terceirizados que prestam serviços para um grupo de produtores que fornecem o leite para a Piracanjuba orientando nas atividades necessárias. O Laticínios Bela Vista coordena todo o processo e subsidia parte dos custos da assistência como forma de incentivar o produtor participante.

Um produtor do grupo é selecionado e sua propriedade é transformada em unidade demonstrativa. Esta propriedade tem acesso a benefícios especiais para se desenvolver com maior rapidez. Além disso, o Laticínios Bela Vista busca incentivar o hábito de leitura e levar uma informação direcionada de maneira eficaz e gratuita para cada produtor através da assinatura de uma revista técnica especializada em pecuária leiteira.

O Centro de Apoio Técnico ao produtor de leite Piracanjuba é uma propriedade rural voltada para a produção de leite que tem como principais funções difundir tecnologias, treinar e capacitar mão de obra para a atividade leiteira com qualidade, viabilidade econômica e responsabilidade socioambiental, servir de suporte para o programa de assistência técnica gerencial Piracanjuba Pró-Campo, disponibilizar touros reprodutores de raças leiteiras e financiamentos para a compra dos mesmos, demonstrar a viabilidade econômica da atividade leiteira administrada com eficiência.

Para realizar este trabalho, o centro de apoio técnico conta com as seguintes Unidades:

Unidade demonstrativa de produção de leite - Área de demonstração da produção de leite. É também sala de aula prática para os treinamentos de mão de obra rural, através de excursões técnicas, dias de campo e cursos semanais em parceria com o SENAR-AR/GO.

Unidade de recria e venda de reprodutores - O programa disponibiliza touros de raças leiteiras aos produtores interessados em promover o melhoramento genético e que utilizam o sistema de monta natural.

Unidade de treinamento e inseminação artificial - Realização de treinamentos de inseminação artificial em bovinos de leite em parceria com a CRV-Lagoa da Serra.

Unidade centro de treinamento - É composta por alojamentos, refeitório equipado com TV, área de leitura e sala de aula teórica.

Unidade de responsabilidade social – A responsabilidade social é demonstrada através dos programas poupança verde (estimular o produtor a produzir madeira nobre), recuperação de nascentes (parceria com a Secretaria da Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Estado de Goiás, Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Bela Vista de Goiás e Tetra Pak do Brasil através do reflorestamento das matas ciliares) e sistema silvipastoril (integração entre pastagem e floresta promovendo a integração e interação dos diferentes componentes, pecuário, agrícola e florestal, aliando aumento de produtividade com preservação do meio ambiente).

Laboratório de Biocarrapaticidograma – Recebe amostras de carrapatos coletados nas propriedades rurais e testa quais carrapaticidas são eficientes para o controle dos mesmos.

 

Assistam a matéria sobre o programa Pró-Campo que foi veiculada dia 15/09/2012 no Jornal do Campo, exibido pela TV Anhanguera:

http://g1.globo.com/videos/goias/jornal-do-campo/t/edicoes/v/apos-curso-de-capacitacao-agricultor-comemora-alta-lucratividade-na-producao-de-leite/2139856/

Mesmo que o produtor não forneça o leite para o Laticínios Bela Vista ele pode participar do treinamento no Centro de Apoio Técnico ao produtor de leite Piracanjuba!

Para maiores informações sobre o programa entrar em contato com o Centro de Apoio Técnico ao Produtor de Leite Piracanjuba através dos telefones: (62) 9973-9480/ (62) 9917-5551/ (62) 9994-1411.

 

Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

Para adicionar comentários, você deve ser membro de Rede de Pesquisa e Inovação em Leite.

Participe da Rede de Pesquisa e Inovação em Leite