A produção inspecionada de leite, divulgada pelo IBGE, cresceu 3,65% no primeiro semestre de 2017. A produção do segundo trimestre apresentou-se 8% acima da observada no segundo trimestre do ano anterior. Das cinco regiões brasileiras, a Sudeste foi o que registrou menor aumento percentual da captação.

 

A queda no preço do leite pago ao produtor se acentuou no mês de agosto fechando a R$1,26 na média nacional, valor 25,5% menor do que em agosto de 2016. Dos estados analisados, apenas a Bahia registrou preços estáveis, enquanto os demais apresentaram redução mensal de no mínimo 4%.
 
A relação de troca, medida em litros de leite para a aquisição de 60kg de ração, piorou nos dois últimos meses. Contudo, ainda permanece mais favorável do que em 2016. O que se justifica pela retração no preço do milho e da soja quando comparado ao ano anterior.
 
Esses dados estão apresentados no boletim mensal de INDICADORES LEITE E DERIVADOS da Plataforma de Inteligência Intelactus. Na edição de setembro de 2017 veja também que os preços dos derivados lácteos na União Europeia estão se recuperando. E que o déficit na Balança Comercial de Leite e Derivados foi menor neste mês de agosto em relação ao mesmo mês de 2016.

A publicação está disponível no site http://www.cileite.com.br/content/indicadores-leite-e-derivados-1

No site também estão disponíveis diversas informações atualizadas sobre a cadeia produtiva do leite, além de publicações como o Índice de Custo de Produção de leite da Embrapa (ICPLeite) e a Nota de Conjuntura de Mercado do Leite, de periodicidade mensal, além dos boletins com indicadores agrícolas e macroeconômicos, com atualização bimestral.

Caso tenha interesse em receber e-mails informativos com as publicações recentes (newsletter) é só se cadastrar: http://www.cileite.com.br/user/register
Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

Para adicionar comentários, você deve ser membro de Rede de Pesquisa e Inovação em Leite.

Participe da Rede de Pesquisa e Inovação em Leite