9847011283?profile=original

Embrapa  e representantes do setor produtivo participam dos trabalhos do Comitê 


Na última Assembleia-Geral da Federação Internacional do Leite/International Dairy Federation (FIL/IDF), realizada em 2 de novembro, foi eleito Piercristiano Brazzale, membro do Comitê Brasileiro FIL/IDF (CB FIL/IDF), para exercer a Presidência Mundial da FIL/IDF (FIL/IDF), numa gestão pelos próximos quatro anos. 

 
É a primeira vez na história que um país latino-americano elege um presidente para FIL/IDF. Junto a mais de uma centena de partícipes do setor produtivo, a Embrapa participa ativamente dos trabalhos do CB FIL/IDF, contribuindo de forma decisiva para chancelar programaticamente os trabalhos do Comitê, especialmente sob a dimensão científica. Os objetivos do CB FIL/IDF alinham-se diretamente aos objetivos globais da organização, que consistem na busca constante de soluções para a qualidade, integridade, segurança e sustentabilidade de toda a cadeia de lácteos, em suas diversas dimensões, fornecendo ao consumidor leite e produtos lácteos nutritivos e de alta qualidade. A participação ativa do Brasil na mais importante organização global de lácteos não somente contribui para a agenda técnica, científica e estratégica do setor em todo o mundo, mas o país e a pesquisa nacional são, em contrapartida, beneficiados pelo acesso à ciência, tecnologia e estratégia de ponta. 
 
Segundo o diretor-técnico-científico do Comitê Brasileiro da FIL/IDF, Marcelo Bonnet, analista da Embrapa Clima Temperado, a conquista inédita da ocupação do Brasil na  Presidência da FederaçãoFIL/IDF é um fato histórico notável. “Em 118 anos de história desta entidade sem fins lucrativos, a Presidência Mundial é um alcance importantíssimo para agenda brasileira junto ao setor lácteo global, especialmente quando se considera a filiação recente do Brasil na FIL/IDF, em 2019, quando o Comitê Brasileiro foi reconhecido oficialmente, com liderança da Embrapa Clima Temperado. Apesar de tão jovem e dos desafios que ainda enfrenta pela falta de apoio financeiro e estratégico do governo e de algumas empresas, o Comitê Brasileiro FIL/IDF já é considerado um dos mais ativos do mundo, e essa conquista coroa esse reconhecimento”, ponderou.


Bonnet ainda afirma que a ocupação do País neste Comitê é prova da viabilidade de integração público-privada de alto impacto, visto que as taxas anuais de participação do Brasil na FIL/IDF são totalmente custeadas por parte do setor produtivo, sem qualquer contribuição financeira governamental. “Os diversos Subcomitês do CB atuam de forma extremamente dinâmica e integrando governo, indústria e produtores, nas mais diversas áreas do conhecimento, em uma arquitetura sem precedentes no país. Talvez seja um exemplo a ser considerado pelas demais cadeias produtivas de alimentos, e o colega Piercristiano Brazzale é um excelente representante desse ideal, agora como Presidente da FIL/IDF”, completou.

Cristiane Betemps (MTb 7418/RS)

Embrapa Clima Temperado

Contatos para a imprensa

Telefone: (053) 3275-8508

Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

Para adicionar comentários, você deve ser membro de Rede de Pesquisa e Inovação em Leite.

Participe da Rede de Pesquisa e Inovação em Leite