As importações brasileiras de lácteos vem apresentando trajetória de queda com os volumes importados em abril se aproximando da média dos últimos 5 anos. Esse resultado pode ser explicado pela redução da competitividade das importações frente ao leite brasileiro, fruto da valorização do produto no mercado internacional.

No mercado interno, o cenário para o produtor de leite continua favorável. As reduções nos preços dos principais insumos para alimentação do rebanho contribuíram para diminuição do custo de produção. Já o preço do leite recebido pelos produtores continua em trajetória de valorização, mas com expectativa apenas de ligeiro acréscimo para os próximos meses, mesmo com a entressafra. Tal situação está associada às dificuldades da indústria para repassar preços.

Por fim, os preços da manteiga no mercado mundial registraram elevação superior a 100% nos últimos 12 meses, fruto do aumento da demanda.

Confira essa análise completa com mais detalhes na NOTA DE CONJUNTURA da Plataforma de Inteligência Intelactus em sua edição de Maio de 2017. A publicação está disponível no site http://www.cileite.com.br/content/nota-conjuntura

No site também estão disponíveis diversas informações atualizadas sobre a cadeia produtiva do leite como o Boletim "Indicadores: Leite e Derivados", além de publicações como o Índice de Custo de Produção de leite da Embrapa (ICPLeite), de periodicidade mensal, além dos boletins com indicadores agrícolas e macroeconômicos, com atualização bimestral. Caso tenha interesse em receber e-mails informativos com as publicações recentes (newsletter) é só cadastrar no site: http://www.cileite.com.br/user/register 

Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

Para adicionar comentários, você deve ser membro de Rede de Pesquisa e Inovação em Leite.

Participe da Rede de Pesquisa e Inovação em Leite