O preço do leite manteve a trajetória de valorização nesse início de ano, com aumento de 10% em fevereiro sobre o mês anterior, alcançando a marca de R$1,52, na média nacional. Nos Estados, as maiores altas foram registradas em Santa Catarina, Goiás e Minas Gerais, todos com aumentos superiores a 10%. Já Bahia (+ 1,0%) e São Paulo (+ 2,8%) registraram altas bem mais modestas. Na comparação anual, as cotações atuais estão 35% superiores a fevereiro de 2018, quando o produtor recebeu R$1,12 por litro, em média nacional.

Outro fato positivo foi a queda no preço do farelo de soja, que contribuiu ainda mais para melhorar a relação de troca entre preço do leite/preço do concentrado que fechou em 33,6 litros de leite para aquisição de uma saca de 60 kg de concentrado. Em fevereiro de 2018 eram necessários mais de 42 litros de leite para compra da mesma saca de concentrado. O custo de produção de leite também manteve sua trajetória de queda, a quarta consecutiva, sendo esta última de 0,06% em relação a janeiro de 2019.

No varejo, o preço do leite UHT continua valorizado, enquanto que a maioria dos derivados estão em queda. Em fevereiro, o preço do UHT aumentou 2,4% depois de cinco meses de quedas consecutivas. Em relação a um ano atrás, os preços de fevereiro do UHT ficaram 12,7% maiores.

Esses dados estão apresentados no boletim mensal de INDICADORES LEITE E DERIVADOS da Plataforma de Inteligência Intelactus na sua edição de março de 2019 que também traz os dados da Pesquisa Trimestral do Leite, divulgados na última semana pelo IBGE, que registrou aumento de 0,5% na captação de leite inspecionado pelas indústrias em 2018. A publicação que pode ser acessado no link: http://www.cileite.com.br/content/indicadores-leite-e-derivados-1

Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

Para adicionar comentários, você deve ser membro de Rede de Pesquisa e Inovação em Leite.

Participe da Rede de Pesquisa e Inovação em Leite