O preço médio do leite pago ao produtor começou o ano em queda, após fechar 2017 praticamente estável na comparação mensal. Dentre os sete Estados analisados, apenas Santa Catarina apresentou elevação no preço recebido pelo produtor. Por outro lado, Minas Gerais e Goiás apresentaram as maiores quedas. Em relação a janeiro de 2017, a média nacional foi 16% inferior, em termos nominais.

Nos indicadores de relação de troca, a situação continua complicada para o produtor. Em janeiro foram necessários mais litros de leite para aquisição de milho e farelo de soja, devido à redução no preço do leite e ao ligeiro aumento nos preços desses insumos. Na comparação anual, a relação de troca para compra de ração está 13,79% pior para o pecuarista em relação a janeiro de 2017. Já o custo de produção, medido pelo ICPLeite/Embrapa, voltou a subir e fechou janeiro com alta de 0,59%.

No varejo, os preços de leite e derivados ficaram praticamente estáveis, enquanto que o leite UHT e o leite em pó continuam em queda para o consumidor. Em relação a janeiro de 2017, os preços desses produtos estão 9,66% e 10,05% mais baixos, respectivamente.

O saldo da balança comercial de leite e derivados iniciou o ano com déficit de US$25,2 milhões em janeiro. Em relação a janeiro de 2017 houve queda de 51,3% nas exportações e de 48% nas importações.

Esses dados estão apresentados no boletim mensal de INDICADORES LEITE E DERIVADOS da Plataforma de Inteligência Intelactus. Na edição de fevereiro de 2018, veja também que os preços internacionais dos lácteos estão em alta nesse início de ano na Oceania e na União Europeia.

A publicação está disponível no site http://www.cileite.com.br/content/indicadores-leite-e-derivados-1

No site também estão disponíveis diversas informações atualizadas sobre a cadeia produtiva do leite, além de publicações como o Índice de Custo de Produção de leite da Embrapa (ICPLeite) e a Nota de Conjuntura de Mercado do Leite, de periodicidade mensal, além dos boletins com indicadores agrícolas e macroeconômicos, com atualização bimestral.

Caso tenha interesse em receber e-mails informativos com as publicações recentes (newsletter) é só se cadastrar: http://www.cileite.com.br/user/register

Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

Para adicionar comentários, você deve ser membro de Rede de Pesquisa e Inovação em Leite.

Participe da Rede de Pesquisa e Inovação em Leite