A Embrapa Gado de Leite e Embrapa Semiárido, iniciou, este ano,  o projeto Palma forrageira: alternativa alimentar para o semiárido nordestino, com objetivo de  articular e realizar ações de intercâmbio e compartilhamento de conhecimentos junto a técnicos e produtores familiares a respeito de alimentação de bovinos leiteiros no semiárido nordestino, tendo como base a palma forrageira.

Chegado ao final do primeiro ano, o projeto já apresenta resultados de destaque, como: implementação de 06 Unidades de Referência Tecnológica (URT) no Ceará, em parceria com IFCE - campus Crato;  Rio Grande do Norte, em parceria com Emparn; , Pernambuco, em parceria com IPA; Alagoas, em parceria com Emater e  Sergipe, em parceria com Emdagro. Também foram elaboradas e disponibilizadas duas cartilhas no nível de letramento do produtor, sendo uma sobre Plantio e Manejo da Palma Forrageira e outra sobre Uso da Palma Forrageira na Alimentação de Bovinos de Leite. Vários cursos de capacitação sobre formulação de dietas e cálculo de rações foram ofertados a técnicos de Ater pública e privada. Calculamos mais de 70 técnicos capacitados no uso do software Calculeite nos vários estados do nordeste. Estes são apenas alguns dos resultados até o momento.

Para 2017 estão previstos dias de campo nas URTs com produtores, palestras, além de novas capacitações técnicas.

Para maiores esclarecimentos: elizabeth.fernandes@embrapa.br

Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

Para adicionar comentários, você deve ser membro de Rede de Pesquisa e Inovação em Leite.

Participe da Rede de Pesquisa e Inovação em Leite

Comentários

  • As duas cartilhas citadas já estão disponíveis na RepiLeite.

    Não deixe de acessar: http://www.repileite.com.br/profiles/blogs/download-cartilhas-com-l...

  • Parabéns pelo trabalho, Beth!

    Em palestra proferida no ano passado, em Jaguaribe/CE, a convite do Sebrae daquele Estado, divulgamos suas duas cartilhas de palma forrageira. O material é excelente!

  • Bom dia Paulo Marcio, obrigada pela participação. As cartilhas começarão a ser distribuídas aos produtores no início do próximo ano. Estas cartilhas utilizam uma metodologia que adequa a sua linguagem ao  nível de letramento do público alvo, neste caso o produtor de leite. A Embrapa Gado de Leite já tem disponível em seu site várias outras cartilhas com diversos temas e estas, em breve, também estarão disponíveis neste site. favor pesquisar   https://www.embrapa.br/gado-de-leite/busca-de-publicacoes/-/publica....

    Qualquer outra informação estou à disposição.

  • Bom dia  ELIZABETH,

    parabenizo pelo excelente projeto, e venho se possivel ,solicitar estas cartilhas para melhor aprofundar no assunto, pois o nordeste mineiro em 2015 foi assolado por uma seca nunca vista.

    Tendo em vista ,seria uma ótima alternativa para a região.

    Como posso adquirir las?

    Segue meu endereço de email, caso as tenham em arquivos disponiveis.

    paulinhomqo@hotmail.com

    Desde ja , agradeço e me coloco a disposição. 

  • Olá Elizabeth,

    Inicialmente, meus parabéns pela iniciativa em desenvolver um projeto com foco no compartilhamento de conhecimentos sobre essa forrageira tão importante para o semiárido.

    Além de estudar as estratégias de produção e utilização da palma, faz-se realmente necessário difundir as informações que já possuímos sobre essa planta.

    PALMAS para essa iniciativa!!!

This reply was deleted.