9847005296?profile=original

  • O aumento do trânsito de bovinos entre propriedades ou entre regiões, provavelmente contribui para a disseminação e aumento da tripanossomose no Brasil. Portanto, sua ocorrência é sempre maior em propriedades que compram animais de procedência desconhecida. Este problema se agrava quando vetores hematófagos (moscas) picam bovinos infectados de uma determinada propriedade e, posteriormente, picam animais de rebanhos vizinhos.  Quando isto acontece, a doença pode ser transmitida para os animais que foram picados.
  • A contaminação também ocorre através do uso de agulhas contaminadas com sangue de bovinos doentes. Isto ocorre com mais frequência durante a época de vacinação, quando usam a mesma agulha em vários animais; também quando fazem uso contínuo e, cada vez mais frequente de ocitocina, para promover a descida do leite. Este último tem sido responsável por muitos casos da doença em rebanhos bovinos.

 9847006293?profile=original

Obs.: as moscas Stomoxys calcitrans, transmissoras da tripanossomose, depositam seus ovos em material orgânico e nos resíduos de álcool e de açúcar das usinas. Portanto, seu desenvolvimento é maior em propriedades localizadas nas proximidades das usinas ou com grande acúmulo de esterco.  

Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

Para adicionar comentários, você deve ser membro de Rede de Pesquisa e Inovação em Leite.

Participe da Rede de Pesquisa e Inovação em Leite