9846979091?profile=originalO novo coronavírus (COVID-19) veio para mudar a realidade de todos. A forma de viver que conhecíamos há alguns meses não corresponde mais às nossas atuais expectativas. Fomos forçados de uma hora para outra a mudar hábitos e rotinas, e adaptarmos à nova realidade que nos permeia. Isto fica claro nos grandes centros urbanos, onde as aglomerações e interações sociais foram praticamente interrompidas do dia a dia das pessoas.

Mas, e no meio rural, o que mudou? Tenho acompanhado relato de fazendas de produção de leite que também tiveram que tomar medidas para proteger a saúde de seus trabalhadores e, assim, manter o negócio viável e rodando. Afinal de contas, produzir leite é todo dia! Medidas sanitárias estão sendo adotadas e/ou reforçadas, como a higienização de veículos e pessoas que adentram a propriedade. Restrição de circulação e de aglomerações entre funcionários também estão entre as medidas, assim como a de visitação de parentes, amigos e fornecedores estão sendo restringidos e avaliados caso a caso. Escalas de trabalho estão sendo revistas para diminuir o número de funcionários que atendam à um mesmo setor no mesmo horário. Enfim, todo um modelo de operação e de negociação está sendo revisto. Como exemplo, o aumento de compras por meio digital parece ser uma tendência nesses novos tempos. Fornecedores e produtores estão desenvolvendo novas formas de interação, pois aquela visita presencial ainda continua sendo uma ameaça à saúde, pelo menos por enquanto. Obviamente, serviços essenciais, como de manutenção de equipamentos, continuam operando com todas as medidas de segurança que a situação requer.

É certo que esse ciclo pandêmico passará e a vida aos poucos tomará o seu curso normal. Será? Em parte, sim, mas acredito que algumas mudanças serão incorporadas e transformará a sociedade atual, imprimindo novos modelos de se fazer negócio, de se trabalhar, de pensar e reinventar. Talvez esse seja o maior desafio que a nossa geração está vivenciando, mas se podemos nos espelhar no passado os grandes desafios sempre moveram a sociedade, promovendo o desenvolvimento tecnológico, a evolução social e o dinamismo econômico. Acreditar e mudar são as palavras do momento!!!

Nesse contexto, gostaríamos de saber de você produtor, e profissionais relacionados à cadeia do leite, o que têm feito em relação ao combate do novo coronavírus para manterem os seus negócios rodando e saudáveis?

Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

Para adicionar comentários, você deve ser membro de Rede de Pesquisa e Inovação em Leite.

Participe da Rede de Pesquisa e Inovação em Leite