Foi um sucesso o XV Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto (XV SBSR), organizado pelo INPE, onde foram apresentadas os mais recentes resultados em pesquisas em sensoriamento remoto no Brasil e no mundo. É crescente a utilização de veículos aéreos não-tripulados (VANT), bem como levantamento por videografia, para a elaboração de mapas do espaço agrícola, úteis na estimativa de safra e avaliação do meio ambiente. Cada vez mais serão utilizadas soluções mais baratas e com maior precisão para levantamento de área cultivada em escala local, em propriedades rurais, além de uso e ocupação em entorno de parques e reservas de grande extensão.

 

O uso de câmeras fotográficas para extração de fotos de médio e pequeno formato em frames não métricos possibilitam também a geração de imagens georreferenciadas e, por conseguinte, a produção de mapas do ambiente agrícola com boa precisão e baixo custo, se comparado a um levantamento convencional por aerofotogrametria, a qual utiliza equipamento de altíssimo custo. Várias metodologias para obtenção de mapas de temperatura, cenários climáticos e mapas digitais para internet por meio de dados satelitários foram apresentadas no evento, contribuindo para o avanço dessa ciência no meio agropecuário.

Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

Para adicionar comentários, você deve ser membro de Rede de Pesquisa e Inovação em Leite.

Participe da Rede de Pesquisa e Inovação em Leite

Comentários

  • Estas soluções tecnológicas, as quais apoiam a geração de informações além da porteira, permitem antever situações quanto às safras, implantação de novos empreendimentos e atendimento à legislação ambiental. Portanto, se configuram em novo mecanismo de planejamento das atividades agropecuárias, correlacionando-as a outros fatores territoriais, nos permitindo, por exemplo, compreendermos melhor a cadeia do leite.
  • Também pude participar do evento do SBSR, onde foram apresentadas inúmeras técnicas relacionadas ao tema  agricultura, aplicadas em imagens de alta resolução até imagens de baixa resolução, adequando-se à escala de trabalho, através de dados de temperatura, índices de vegetação, dentre outros, que atendem de forma satisfatória na tomada de decisão no campo agropecuário.
This reply was deleted.