O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Antônio Andrade, participa nesta segunda-feira, 17 de fevereiro, do lançamento do Plano Mais Pecuária, na Embrapa Gado de Leite, em Juiz de Fora - MG. A cerimônia terá a presença do presidente da Embrapa, Maurício Antônio Lopes, e de outras importantes autoridades políticas e da pecuária. O Prefeito da cidade também já confirmou presença.

O evento será às 15h, no auditório da Embrapa Gado de Leite (Rua Eugênio do Nascimento, 610, Dom Bosco). Logo em seguida, no mesmo local, as autoridades permanecem para Coletiva de Imprensa, prevista para 16h.

A apresentação do Plano também poderá ser acompanhada online, em transmissão simultânea na rede social temática RepiLeite (www.repileite.com.br).

Sobre o Plano

A Embrapa contribuiu com o Mapa na elaboração do Plano Mais Pecuária, construído ao longo de 2013. Sua execução será feita na forma de dois programas, o Mais Leite e o Mais Carne. O nome tem relação direta com os quatro eixos estruturantes de cada programa: Melhoramento genético, Ampliação de mercados, Incorporação de tecnologias, Segurança e qualidade dos produtos.

O objetivo é aumentar de forma sustentável a produtividade e a competitividade da pecuária bovina de leite e de corte, por meio de ações coordenadas, em benefício da sociedade brasileira. Não se configura como uma política anual, ao contrário, vislumbra horizonte de dez anos, com metas de curto, médio e longo prazos. Após o período, poderá ser continuado, com aplicação de novas metas.

A gestão do Plano Mais Pecuária é responsabilidade do Mapa, por meio de um Comitê Gestor e um Comitê Executivo. Ao primeiro caberá decidir os temas prioritários e a alocação dos recursos, os quais virão de fontes descentralizadas de Secretarias do Mapa. O Comitê Executivo terá relacionamento com Câmara Setorial de Leite e Derivados, Câmara Setorial da Carne Bovina, Subcomissão Permanente do Leite da Câmara dos Deputados, instituições de pesquisa, além dos Ministérios da Fazenda, Desenvolvimento Agrário e Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. Uma série de projetos será desenvolvida para cada eixo do Mais Leite e do Mais Carne, tanto pelo Governo quanto pela iniciativa privada.

9846959460?profile=original

 
Carolina Pereira - MTb11055-MG

Jornalista da Embrapa Gado de Leite

Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

Para adicionar comentários, você deve ser membro de Rede de Pesquisa e Inovação em Leite.

Participe da Rede de Pesquisa e Inovação em Leite

Comentários

  • Nossas expectativas são ótimas. Pelo menos vemos um plano que propõe ações de curto, médio e longo prazos. A visão de futuro é fundamental neste processo e garantia de recursos a baixo custo para os produtores mais ainda. Vamos ver o andamento do processo.

     

    Rui da Silva Verneque

    Pesquisador A

    Embrapa Gado de Leite

This reply was deleted.