A Ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Kátia Abreu, lançou nesta quarta-feira (11), um hotsite especial na internet com as principais informações sobre os efeitos da crise hídrica na agricultura brasileira. Acesse o site.

"Vamos mostrar como técnicos e produtores rurais poderão fazer uma gestão mais racional da água nas suas propriedades", disse a ministra. “Graças ao notável trabalho dos nossos técnicos, cientistas e especialistas temos inúmeras informações que vamos compartilhar com os produtores e a sociedade brasileira”, completou.

As informações são de extrema relevância e foram organizadas na Embrapa, Agência Nacional de Águas (ANA), Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e nstituto Nacional de Meteorologia (Inmet). “Reunimos uma força-tarefa e vamos prestar informações qualificadas, inéditas e de utilidade pública à sociedade brasileira”, resumiu a ministra.

Além de soluções tecnológicas para o melhor uso da água na produção vegetal e na criação de animais, o Hot Site vai relacionar projetos de pesquisa em andamento que estão buscando maneiras inovadoras e diferentes para captar e armazenar água da chuva nas diferentes formas de irrigação.

Outro destaque será o link Observatório Safra 2014/2015, que traz informações inéditas, com análise dos impactos atuais e potenciais da crise hídrica sobre a agricultura e o abastecimento de alimentos no Brasil.

O desafio do uso da água na agricultura brasileira

O conhecimento científico gerado nas últimas décadas comprova ser possível utilizar água na agricultura com racionalidade e sem desperdício. Diante da crise hídrica em regiões importantes do Brasil, é fundamental que a sociedade tenha acesso a este conhecimento.

No site é possível encontrar soluções tecnológicas desenvolvidas ou adaptadas para diferentes biomas, que mostram como usar a água na produção vegetal e na criação animal.

Muitas dessas tecnologias já estão amplamente sendo adotadas no campo, outras começam a despertar a atenção de produtores rurais.

Também estão relacionados projetos de pesquisa em andamento que estão buscando maneiras inovadoras e diferentes para captar e armazenar água da chuva e aproveitar ainda mais esse bem nas diferentes formas de irrigação.

São informações públicas geradas na forma de publicações, vídeos e notícias.

Por fim, o link Observatório Safra 2014/2015 traz informações inéditas, com análise dos impactos atuais e potenciais da crise hídrica sobre a agricultura e o abastecimento de alimentos no Brasil.

Fonte: Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento

Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

Para adicionar comentários, você deve ser membro de Rede de Pesquisa e Inovação em Leite.

Participe da Rede de Pesquisa e Inovação em Leite