Após um ano com preços reais do leite pagos ao produtor acima dos valores praticados em anos anteriores, o produtor brasileiro viu a inversão desse cenário positivo. A esperada redução dos preços iniciou-se dois meses antes e de forma bastante expressiva. Além disso, os preços do milho e da soja começaram a se valorizar nos últimos meses. Nesse cenário, a atividade leiteira nacional passou de um primeiro semestre de euforia para um segundo semestre de preocupação.

No atacado e varejo, a situação não é diferente. O preço do leite UHT no atacado começou a cair em maio, enquanto que no varejo, as quedas começaram em junho. Dessa forma, a indústria tem registrado margens abaixo da média histórica para o leite UHT e queijo.

Um aspecto positivo recente foi a reação do mercado do leite UHT a partir da terceira semana de outubro. Esse início de recuperação tende a minimizar a queda do preço do leite ao produtor em novembro com perspectivas de estabilidade ou até ligeiro aumento a partir de dezembro, dependendo da reação da demanda do consumidor.

No âmbito da balança comercial brasileira, o volume importado de lácteos continua reduzindo substancialmente, com queda de quase 30% no acumulado de 2017. No mercado internacional, a oferta global de leite voltou a crescer refletindo nas cotações dos últimos leilões da Plataforma Global Dairy Trade (GDT) que estão em queda.

Confira essa análise completa com mais detalhes na NOTA DE CONJUNTURA da Plataforma de Inteligência Intelactus em sua edição de novembro de 2017 que também apresenta uma análise do mercado do leite pasteurizado que tem conseguido operar com margens acima da média histórica.

A publicação está disponível no site http://www.cileite.com.br/content/nota-conjuntura

No site também estão disponíveis diversas informações atualizadas sobre a cadeia produtiva do leite como o Boletim "Indicadores: Leite e Derivados", além de publicações como o Índice de Custo de Produção de leite da Embrapa (ICPLeite), de periodicidade mensal, além dos boletins com indicadores agrícolas e macroeconômicos, com atualização bimestral. Caso tenha interesse em receber e-mails informativos com as publicações recentes (newsletter) é só cadastrar no site: http://www.cileite.com.br/user/register 

Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

Para adicionar comentários, você deve ser membro de Rede de Pesquisa e Inovação em Leite.

Participe da Rede de Pesquisa e Inovação em Leite