A relação de troca, expressa em litros de leite para aquisição de ração, apresentou melhora expressiva nesse último mês de abril, puxada principalmente pela queda no preço do milho. Desde o início do ano, essa relação vem apresentado melhoras para o produtor, refletindo na queda do custo de produção, medido pelo ICPLeite/Embrapa, que acumula redução de 6,56% no período.

 

Outro fator positivo aos produtores foi a continuidade da trajetória de aumentos nos preços pagos pelo leite, situação já esperada nesse momento pela entressafra. Em abril, o preço valorizou mais de 2% na média nacional, sobre o mês anterior, com aumentos em todos os Estados pesquisados. Em relação a abril de 2016, o preço nominal está 13% superior.
 

Esses dados estão apresentados no boletim mensal de INDICADORES LEITE E DERIVADOS da Plataforma de Inteligência Intelactus.
 

Na edição de maio de 2017, veja também que a balança comercial de leite e derivados, apesar de continuar deficitária, reduziu esse déficit em abril frente ao mesmo mês do ano anterior. Esse resultado foi fruto da queda das importações, que foram quase 15% menores que em abril de 2016.

 

A publicação está disponível no site http://www.cileite.com.br/content/indicadores-leite-e-derivados-1

No site também estão disponíveis diversas informações atualizadas sobre a cadeia produtiva do leite, além de publicações como o Índice de Custo de Produção de leite da Embrapa (ICPLeite) e a Nota de Conjuntura de Mercado do Leite, de periodicidade mensal, além dos boletins com indicadores agrícolas e macroeconômicos, com atualização bimestral. 

Caso tenha interesse em receber e-mails informativos com as publicações recentes (newsletter) é só se cadastrar: http://www.cileite.com.br/user/register

 

Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

Para adicionar comentários, você deve ser membro de Rede de Pesquisa e Inovação em Leite.

Participe da Rede de Pesquisa e Inovação em Leite