Dois lançamentos em uma única publicação:

As Tabelas Nordestinas de Composição de Alimentos para Bovinos Leiteiros, que podem ser adquiridas na Embrapa Gado de Leite ou acessadas no link

https://www.embrapa.br/busca-de-publicacoes/-/publicacao/1007523/tabelas-nordestinas-de-composicao-de-alimentos-para-bovinos-leiteiros

E o software Calculeite que compõe esta publicação ou pode ser acessado no link

http://www.cnpgl.embrapa.br/calculeite/

imagem

Descrição: O Calculeite Nordeste é um software que formula rações de melhor benefício bioeconômico para bovinos leiteiros criados na região nordeste do Brasil. O sistema utiliza um banco de dados relativos à composição nutricional de alimentos da região nordeste (Tabelas nordestinas de composição de alimentos para bovinos leiteiros) associado aos requisitos nutricionais das diferentes categorias animais. 

Para formulação das rações e cálculo dos seus custos, os usuários tem à disposição, informações referentes a mais de 200 nutrientes e aproximadamente 500 alimentos e derivados, organizados de acordo com suas respectivas categorias. Assim, é possível formular dietas de acordo com a produção de leite desejada na categoria animal escolhida através do ajuste de nutrientes e alimentos, que poderão ter os preços atualizados pelo usuário com base no mercado local.

O sistema está disponível para acesso livre e gratuito pela internet, além de dispor de versão em cd que acompanha o livro "Tabelas nordestinas de composição de alimentos para bovinos leiteiros".

 

Problema que a solução tecnológica resolve: As informações sobre a composição quimico-bromatológica, a digestibilidade e o valor energético dos alimentos são pilares básicos para o correto manejo nutricional dos animais, pois possibilitam a formulação de dietas que contêm os nutrientes necessários para atendimento das exigências nutricionais de cada animal, permitindo expressar todo seu potencial.

Considerando a diversidade de alimentos para nutrição animal usados exclusivamente no Nordeste e a inexistência de tabelas de composição desses alimentos, a Embrapa em parceria com instituições nordestinas de pesquisas e ensino elaborou a primeira "Tabela nordestina de composição de alimentos para bovinos leiteiros". As informações desta Tabela foram então cadastradas no "Calculeite Nordeste" de modo a facilitar seu uso na rotina de formulação de dietas das propriedades leiteiras nordestinas.

 

Elizabeth Fernandes e Luiz Gustavo Pereira

 

Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

Para adicionar comentários, você deve ser membro de Rede de Pesquisa e Inovação em Leite.

Participe da Rede de Pesquisa e Inovação em Leite