9847001871?profile=original

Simpósio de ILPF do Estado de São Paulo terá painel com foco em Culturas em sistemas integrados de produção

O painel "Culturas em sistemas ILPF" vai abrir VI Simpósio de ILPF do Estado de São Paulo, que ocorre nos dias 19 e 20 de novembro, pelo canal do Youtube da Embrapa. Especialistas vão discutir vantagens de consorciar culturas agrícolas com pecuária, opções de forrageiras para esse modelo e novas tecnologias. Além disso, vão demonstrar resultados que comprovam os benefícios de pastagens a culturas, como a soja, entre outros temas relacionados à integração.

A integração de culturas agrícolas com pastagens e floresta é uma alternativa para diversificação dos sistemas produtivos brasileiros, tanto pecuários como de grãos. A integração lavoura-pecuária (ILP) e lavoura-pecuária-floresta (ILPF) é uma estratégia rentável para agricultores e pecuaristas que buscam aumentar a produtividade com sustentabilidade.

De acordo com o pesquisador Alberto Bernardi, da Embrapa Pecuária Sudeste, os sistemas integrados já ocupam cerca de 15 milhões de hectares no Brasil (dados de 2018), mas ainda há espaço para ampliar a área de ILP e ILPF no país. “São várias opções, como nas áreas de pastagens degradadas. Nesta situação, a ILPF pode auxiliar na redução dos custos da reforma e implantação da nova pastagem. Outra possibilidade é a integração de pastagem com lavoura para manter o solo vegetado e coberto durante a entressafra. A pastagem pode ser pastejada durante o período mais seco do ano e ainda produzir a palhada para o plantio direto de outra cultura anual na safra seguinte”, explica.

Para Alvadi Balbinot Junior, pesquisador da Embrapa Soja que fará a palestra de abertura do evento, o aumento da escala com ILP depende de crédito e seguro rural, assistência técnica, geração contínua de tecnologias pela área de pesquisa, ações de extensão rural e agregação de valor aos produtos, entre outros fatores. Balbinot reforça a visão de Bernardi, que a ampliação pode ocorrer “sobretudo em áreas de pastagens perenes degradadas, sem derrubar uma árvore sequer. Isso proporcionará benefícios econômicos e ambientais gigantescos ao Brasil”.

Atualmente existem vários modelos de integração Lavoura-pecuária sendo utilizados em larga escala no Brasil, segundo Balbinot. Ele destaca que para o uso correto é importante planejamento das atividades na propriedade rural, já que o sistema pressupõe rotação de culturas de grãos com pastagens no espaço e no tempo. “Um ponto muito relevante para o sucesso do sistema é o cuidado no manejo das pastagens, principalmente ajuste de lotação que permita grande produção de biomassa. No entanto, devem ser observadas todas as práticas que favoreçam as atividades de pecuária e de produção de grãos, para que essas atividades se complementem, gerem sinergia”, ressalta o pesquisador.

Participam também deste primeiro painel o pesquisador Emerson Borgui, da Embrapa Milho e Sorgo, que vai falar sobre novas tecnologias nas culturas em ILPF, e a pesquisadora Roberta Carnevalli Monteiro, da Embrapa Gado de Leite. Roberta vai apresentar opções de forrageiras para sistemas de integração.

As inscrições para o VI Simpósio de ILPF do Estado de São Paulo estão abertas. Confira a programação aqui. A realização é da Embrapa Pecuária Sudeste e da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ/USP).

O evento será on-line, das 16h às 19h, pelo canal da Embrapa no YouTube .

Serviço

VI Simpósio de ILPF do Estado de São Paulo
Data: 19 e 20 de novembro
Horário: 16h às 19h
Canal da Embrapa no YouTube
Inscrição e mais informações aqui.

Gisele Rosso (Mtb 3091/PR)

Embrapa Pecuária Sudeste

Contatos para a imprensa

Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

Para adicionar comentários, você deve ser membro de Rede de Pesquisa e Inovação em Leite.

Participe da Rede de Pesquisa e Inovação em Leite