9846976097?profile=original

Embrapa apoia evento que será realizado em Coronel Pacheco, dentro da Cabra Fest. Prazo para inscrições vai até 28/6

A valorização dos produtos artesanais, da produção local e da gastronomia tem levado mais pessoas a experimentarem diferentes tipos de queijos produzidos com leite de cabra e de ovelha. Essa popularização, no entanto, está apenas no início e o mercado busca oportunidades de crescimento. Para estimular a produção, a constante melhoria dos queijos e o consumo, será realizado o 1º Concurso de Queijo de Cabra e Ovelha da Região Sudeste no dia 6 de julho. O evento faz parte da programação da 17ª Cabra Fest, que ocorre entre os dias 5 a 7 em Coronel Pacheco, na Zona da Mata mineira.

O concurso vai avaliar dez categorias. Dentre os queijos de leite de cabra, as categorias são fresco, massa lática temperada, massa lática não temperada, maturação até 30 dias, maturação acima de 30 dias e inovação. Já as categorias de queijo de leite de ovelha irão premiar os tipos fresco massa mole, maturado de 30 a 90 dias, massa temperada e inovação.

O concurso é destinado aos laticínios dos estados do Sudeste - Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro e São Paulo -, onde a Associação dos Produtores de Caprinos e Ovinos de Minas Gerais (Accomig/Caprileite) realiza o controle leiteiro oficial do Capragene®, que é o programa de melhoramento genético de caprinos leiteiros liderado pela Embrapa. Para participar do concurso, é necessário que o produto possua pelo menos um dos selos de inspeção: municipal, estadual ou federal (SIM, SIE ou SIF).

A comissão julgadora será formada por técnicos, especialistas do setor, chefs, jornalistas e referências da gastronomia. As inscrições podem ser feitas até o dia 28 de junho. Clique aqui para conferir o regulamento.

O evento é uma realização da Associação dos Criadores de Caprinos e Ovinos de Minas Gerais (Caprileite/Accomig), em parceria com a Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (Seapa-MG), Embrapa, Prefeitura Municipal de Coronel Pacheco e Associação dos Criadores de Cabras Leiteiras da Zona da Mata Mineira (Caprima).

Aula Show - culinária a base de queijo de cabra

Profissionais, professores e estudantes de gastronomia que ainda estão pouco familiarizados com os queijos de leite de cabra e ovelha terão a oportunidade de conhecer mais sobre essas iguarias e aprender a preparar alguns pratos em uma aula show. O evento será no sábado, 6 de julho, das 9h às 12h. As vagas são limitadas. Clique aqui e faça a inscrição gratuita

Workshop

A Cabra Fest traz ainda o 16º Workshop “Produção de Caprinos na Região da Mata Atlântica”, que reúne os segmentos da cadeia produtiva e conta com palestrantes de destaque do setor no Brasil. O evento ocorre na sexta-feira, 5 de julho, e é voltado para técnicos ligados às ciências agrárias, professores, pesquisadores, estudantes e produtores, especialmente das áreas de caprinocultura e ovinocultura leiteira. Clique aqui para fazer sua inscrição gratuita.

Cabra Fest

A Cabra Fest está em sua 17ª edição, e é a mais tradicional festa da cabra leiteira do estado. O evento foi criado para promover a produção de caprinos e derivados, além de mostrar o potencial do segmento na região.

Além dos eventos técnicos, estão programados para os dias 6 e 7 de julho a noite shows na praça da cidade e, a tarde, um festival gastronômico com pratos feitos com carne de cabrito e queijo de leite de cabra.

Embrapa Caprinos e Ovinos e Embrapa Gado de Leite 

Mais informações sobre o tema

Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

Para adicionar comentários, você deve ser membro de Rede de Pesquisa e Inovação em Leite.

Participe da Rede de Pesquisa e Inovação em Leite