9846994494?profile=original

O movimento Ideas for Milk 2020 só se encerra no dia 11 de dezembro, quando serão realizados o Desafio de Startups e a entrega do prêmio Ideas for Milk de Inovação. No entanto, a última reunião ordinária da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva do Leite em 2020, realizada na semana passada, teve como destaque o movimento, idealizado pela Embrapa e realizado de forma totalmente virtual, devido à pandemia de Covid-19. O chefe-geral da Embrapa Gado de Leite, Paulo do Carmo Martins, apresentou à Câmara os números dos eventos Caravana 4.0 Vacathon, que integram o movimento.

A Caravana 4.0 tem a missão de debater a necessidade da criação de tecnologias inovadoras, por meio da reunião de competências de diferentes áreas de conhecimento das instituições de ensino e pesquisa. Num só lugar, são reunidos estudantes e professores dos cursos de agronomia, medicina veterinária, zootecnia, biologia, ciência da computação, engenharias, economia, administração, nutrição e outras. O propósito é mostrar as oportunidades para empreender que a cadeia produtiva do leite oferece para a criação de soluções inovadoras e resultante de conhecimentos multidisciplinares. Neste ano, chegou a oito estados de quatro regiões do país: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Goiás e Pernambuco. No Brasil, 27 universidades foram “visitadas” pela Caravana, que também chegou a instituições de outros dois países: Argentina e Angola. Diferente das outras edições, quando as instituições eram visitadas de forma presencial.

Este ano, com a pandemia, para criar um ambiente de mobilização, o movimento teve se adaptar e criou o Ideas for Milk Lives, transmitindo doze lives inspiradoras pelo Canal da Embrapa no Youtube, que reuniram 40 especialistas dos Estados Unidos, Portugal, Angola, Argentina e Brasil, tratando de assuntos relacionados a todos os elos da cadeia produtiva. As lives já somam 18.900 visualizações. Foram realizadas também lives orientadoras: Como convencer alguém a acreditar no meu negócio; Design Sprint: da ideia ao propósito; Esse tal negócio de thinking e Criando modelos inovadores e conscientes. A audiência média de cada live ficou em torno de mil internautas.

Vacathon digital – O Vacathon, que em anos anteriores reunia, durante uma semana, mais de 100 estudantes e professores de várias as partes do país, acampados nas dependências da Embrapa Gado de Leite, em regime de imersão total, também teve que ser virtual neste ano de pandemia. “Mas não foi menor”, garante Martins: “Pela primeira vez tivemos participação internacional, com representantes de três universidades argentinas e uma angolana, totalizando 30 universidades entre nacionais e internacionais”. O evento trouxe como novidade o Milktube, uma coletânea de 57 vídeos curtos temáticos, gravados por 37 pesquisadores da Embrapa Gado de Leite e da Epamig/ILCT, que tem o propósito de inspirar os jovens empreendedores, que desejam gerar soluções para o setor de lácteos.

“Pessoas proeminentes, que representam importantes instituições do agronegócio, enviaram mensagens para os participantes do Vacathon, entre eles os que o movimento denominou de ‘os três tenores do agronegócio nacional’: Alysson Paulinelli, Roberto Rodrigues e José Luiz Tejon (dois ex-ministros da agricultura e uma das maiores autoridades do marketing em agronegócio no Brasil)”. Entre os “presentes” no Vacathon, também estavam três diretores da Embrapa e um secretário de estado de agricultura (Goiás), além de várias entidades como, ABIQ, ABDI e os presidentes da Câmara Setorial do Leite e Derivados do Mapa e o presidente da Aliança Láctea Sul Brasileira.

Martins resume assim, os números do movimento Ideas for Milk, que ainda não acabou: 106 mentores voluntários, 126 avaliadores efetivos, nove entidades participantes e o apoio de empresas de sete segmentos da cadeia. “Reunimos nesta edição o primeiro time do leite brasileiro, percorrendo três grandes trilhas: foodtech, transformação digital e empreendedorismo e inovação”. A final aconteceu no dia 30 de outubro ao longo do dia e já somou 9638 visualizações no Canal Embrapa do Youtube.

Próximos eventos – No próximo dia 11, o Desafio de Startups e a entrega do Prêmio Ideas for Milk de Inovação encerram a edição 2020 do movimento. Participarão do Desafio empreendedores que desenvolveram soluções inovadoras, focadas em recursos digitais (softwares, hardwares, IOT e sensores) e não digitais (design industrial ou de embalagens, equipamentos, processos, tratamento ou aproveitamento de resíduos, etc). A finalíssima será transmitida ao vivo no canal do Youtube da Embrapa e no Repileite (rede social da Embrapa Gado de Leite). O evento é uma importante vitrine para as startups participantes: “Trata-se da melhor oportunidade do empreendedor apresentar sua solução para a sociedade e os tomadores de decisão da cadeia produtiva do leite”, diz Martins. Já o prêmio de inovação visa reconhecer produtos e processos de empresas com propósitos alinhados ao desejo do novo consumidor e que estão inseridas na ótica do foodtech.

 O Ideas for Milk é uma realização da Embrapa Gado de Leite, em parceria com Agripoint, Bovcontrol, Ciatécnica, Texto Comunicação. Conta com o Patrocínio Diamante do Sebrae; Patrocínio Ouro da Tetrapak, Boehringer Ingelheim, TIM; Patrocínio Prata da Vaccinar, FAEMG/Inaes, Sistema Ocemg, Sistema OCB, Silemg e Patrocínio Bronze da Nestlé, CLAAS, DSM/Tortuga, ABDI, JA Saúde Animal, Piracanjuba, Vivalácteos, Belgo Bekaert, SENAR/GO, ABIQ, Alta Genetics, Verde Campo e Vivare. Apoio da Microsoft, KER Innovation, Abraleite e Revista Balde Branco. Além do Ideas for Milk Lives, o evento é formado pela Caravana 4.0, Vacathon, Desafio de Startups e pelo Prêmio Ideas for Milk de Inovação.

Rubens Neiva (MTb 5445)

Embrapa Gado de Leite

Contatos para a imprensa

Telefone: (32) 99199-4757

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

Para adicionar comentários, você deve ser membro de Rede de Pesquisa e Inovação em Leite.

Participe da Rede de Pesquisa e Inovação em Leite